Em “Guerra dos Mil Povos”, o autor best-seller Viktor Waewell retrata a maior revolta indígena brasileira ambientado no século XVI.
Em seu segundo livro de ficção histórica, o renomado autor Víktor Waewell transporta o leitor direto para o século XVI. Com cenas ambientadas no Rio de Janeiro e São Paulo, Waewell tece um romance arrebatador que mergulha na maior revolta indígena já ocorrida no país. Embora pouco conhecido, o livro retrata de forma fiel esse evento crucial para a história brasileira.
LEIA TAMBÉM: Krenak se torna primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras
Sobre “Guerra dos Mil Povos”
O enredo apresentado em “Guerra dos Mil Povos” se desenrola na então conhecida como Confederação dos Tamoios. Assim, a trama acompanha período de confrontos entre indígenas e portugueses durante décadas, que ocorreram na Baía de Guanabara e nas florestas próximas à cidade que se tornaria São Paulo.
O livro recria esses eventos com base em extensa pesquisa documental e análises históricas. Assim, o autor segue a linha de seu título anterior “Novo Mundo em Chamas“, destaque de vendas e semifinalista do Oceanos 2021.
Na obra vamos acompanhar a jornada de Afonso, um soldado português que vem ao Brasil em busca de paz. Contudo, ao avistar a costa da Baía de Guanabara, ele se vê em meio a uma batalha naval entre portugueses e centenas de indígenas. O conflito marcou a época anterior à fundação da cidade do Rio de Janeiro, na época chamada de Confederação dos Tamoios, uma grande guerra entre povos indígenas e senhores de escravos.
No Brasil do século XVI, Afonso embarca em uma história de amor, lutas e tragédias ao lado de Aiyra, uma nativa em busca de vingança. E, dessa forma, sua história se entrelaça à de outros personagens, que marcam a história. Com seu estilo único, Waewell transporta os leitores para as cenas apresentando um enredo cativante com amor, ódio, amizades, traições e humor. No desfecho, o livro inclui uma nota do autor detalhando melhor seu processo de pesquisa e rigor acadêmico.
Sobre o autor Víktor Waewell
O autor best-seller Víktor Waewell vem se destacando como uma das novas vozes da literatura brasileira, concentrando-se principalmente em ficção histórica. Seu trabalho é caracterizado pelo rigor acadêmico, resultado de extensas pesquisas e revisão realizada por historiadores. Este é o segundo romance do autor, que se tornou conhecido depois do seu best-seller e semifinalista no Oceanos 2021, “Novo Mundo em Chamas“, que explora um dos períodos mais importantes da história brasileira.