A Netflix anunciou na última semana que a mais nova produção da franquia de Gundam entrará para plataforma. Assim, Gundam: Requiem for Vengeance, uma série animada inteiramente em computação gráfica, fará sua estreia na Netflix no dia 16 de outubro.

Gundam: Requiem for Vengeance

A nova série de Gundam será uma produção japonesa, porém, com o inglês como sua língua original. A obra terá 6 episódios e será mais um spin-off da gigantesca franquia da Sunrise. Requiem for Vengeance acontece durante a Guerra do Ano Um, e tem como protagonista Iria Solari, interpretada por Celia Massingham (Hedy Lamarr Legends of Tomorrow).

Além disso, a série conta com a direção de Erasmus Brosdau, que ficou conhecido na internet por produzir uma animação fan-made de Metal Gear Solid. E, está sendo co-produzido pela Bandai Namco Filmworks (Blue Lock) e a SAFEHOUSE.

Sinopse: No ano Universal Century 0079, um estado de guerra começou quando o Principado de Zeon declarou sua independência do governo da Federação Terrestre. Nos estágios iniciais da guerra, as forças de Zeon mantiveram uma vantagem graças à eficácia de sua nova arma, o mobile suit. No entanto, eles não tinham força de combate para conquistar completamente a Terra, e a guerra se tornou um impasse.

Onze meses após o início da guerra, uma base na Europa Oriental ocupada por Zeon é capturada pelas Forças da Federação. Um batalhão composto de Zeon é enviado para recapturar a base, e entre seus membros estão Solari e seu Esquadrão Red Wolf, uma equipe de mobile suit que acaba de chegar do espaço.

Gundam: Requiem for Vengeance chega ao Netflix no dia 16 de outubro de 2024, com seus 6 episódios disponíveis no Brasil.

O que é Gundam, afinal?

Imagem do trailer de Gundam Witch From Mercury
Imagem: Reprodução

Mobile Suit Gundam, ou Kidou Senshi Gundam, é uma enorme franquia de animes criada por Yoshiyuki Tomino juntamente com a Sunrise. Tendo seu início em 1979 e praticamente criando um novo sub-gênero da ficção cientifica. Mobile Suit Gundam iria entrar para a história como o pai do Real-Robot. Que, apesar de ainda tratar temas como robôs gigantes e tecnologia avançada, deixa esses assuntos como plano de fundo, focando muito mais em política, filosofia e nos dramas de cada personagem.

Ainda assim, tal abordagem gerou reações mistas no começo, e foi só em 1980 que Gundam começou realmente a brilhar e conquistar seus fãs. De tal forma que, ainda hoje, passados 45 anos, Gundam continua sendo uma franquia de sucesso, com mais de 30 títulos somados em animes, OVAs, filmes e jogos.

Mas calma, você não precisa embarcar em uma jornada de mais de 40 anos de animações para começar a assistir Gundam. Afinal, boa parte dessas animações se passam em tempos completamente diferentes, com séculos de distância um do outro. Existem sim algumas linhas de histórias que continuam avançando, mas o mais recomendado é que você comece por um dos spin-offs mais recentes, para primeiro entender do que se trata Gundam.

Matéria atualizada em 31/07/2024 às 21h00min.