Harry Potter encantou gerações e hoje iremos pontuar aqui as principais diferenças entre os livros e filmes do universo bruxo, com informações escondidas entre as páginas das obras literárias que valem a pena serem desvendadas. Tudo isso para também relembrar do lançamento de “De Volta a Hogwarts”.
Antes de tudo, para comemorar o marco da história do bruxinho, dos 20 anos de lançamento do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (primeiro filme da franquia), no dia 1º de janeiro de 2022 estreia no HBO Max um reencontro especial entre os atores da saga, que promete uma entrevista repleta de emoção. Quem está preparado?
E bom, enquanto esse dia não chega, separamos para vocês algumas das diferenças mais importantes entre os filmes e os livros, que valem muito a pena serem conferidas, dando sim um sentido a mais na história. Mas ATENÇÃO: PODE HAVER SPOILER SE VOCÊ AINDA NÃO VIU OS FILMES/LEU OS LIVROS OU SÓ VIU OS FILMES E QUER SE SURPREENDER COM O QUE IRÁ ENCONTRAR DURANTE A LEITURA.
Dito isso, podemos iniciar tudo sem peso na consciência!
A relação especial entre Dumbledore e Harry Potter
Bom, de fato nos filmes sabemos que Dumbledore tem um sentimento especial por Harry, mas isso não chega nem perto da relação que ele mantém com o garoto no universo literário. Dumbledore aparece em diversos momentos do livro aconselhando as ações de Harry e sempre demonstrando imenso carinho em relação a ele, como alguém da família. É possível encontrar falas em que Dumbledore destaca o quanto confia em Harry Potter, inclusive se tratando em confiar-lhe a própria vida.
A revelação do nome de Harry no cálice de fogo
Já que falamos de Dumbledore no destaque anterior, seguimos na mesma linha. Durante o momento em que o cálice revela o nome de Harry Potter, o diretor da escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se expressa furioso no filme, o que inclusive é uma cena que tem um destaque forte na internet. Porém, no livro a ação de Dumbledore é absolutamente ao contrário, pois o diretor pergunta calmamente se Harry de fato colocou o nome no cálice. Esse é um bom exemplo do destaque diferenciado da relação dos dois nos livros, não é mesmo?
O Segredo do Mapa dos Marotos
Se você é do time que tem o filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” como o preferido, prepare-se para o sentimento de que muito provavelmente o livro também tomará esse espaço. Um dos livros que mais nos revela surpresas super interessantes é esse.
Sabe o Mapa do Maroto? Ele é assinado por Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, que são, respectivamente, Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter (sim, o pai de Harry).
Além disso, descobrimos que a Casa dos Gritos, famosa por ser mal assombrada, na verdade era o local onde Remo Lupin era escondido quando se transformava em lobisomem, na época em que era estudante em Hogwarts. Os gritos que as pessoas ouviam, eram os de Lupin se transformando.
Além disso, os outros três amigos, para fazer companhia a ele durante as noites de lua cheia, aprenderam a se transformar em animagos.
A militância de Hermione em relação aos Elfos
Essa característica escondida nos filmes é algo que se destaca na personagem dos livros. Na literatura, os elfos domésticos são um assunto muito presente e Hermione sempre traz questionamentos e busca falar sobre os direitos que os elfos domésticos precisam ter, buscando a liberdade deles. Ela inclusive faz movimentos que podemos chamar de sociais em relação a isso.
Além disso, temos mais contato com Dobby e conhecemos mais a fundo a sua vida sendo um elfo livre, que quer trazer essa noção de liberdade para os outros iguais à ele, especialmente os elfos domésticos que sofrem com uma vida consumida pelos ditos donos.
O romance de Harry e Gina
Para a maioria dos fãs da saga, a representação desse casal é extremamente superficial e do famoso “sem sal, sem açúcar”. Mas ainda bem que temos os livros para tirar esse sentimento de ser um casal totalmente jogado e aleatório.
Nos livros, é descrito o início do sentimento de Harry por Gina e do quanto ela é uma garota forte e, inclusive, muito boa no quadribol. Afinal é assim que Harry toma a iniciativa de beijá-la pela primeira vez, após Grifinória vencer uma partida, o que inclusive deixa Rony muito bravo, sem falar com Harry Potter durante algum tempo.
A canção do Chapéu Seletor
Isso mesmo. Nos livros ele canta uma música de toda cerimônia de separação dos alunos entre as casas. A canção fala sobre como funciona cada uma das casas de Hogwarts e determinadas características de quem as compõem.
Rita Skeeter
A jornalista te parece chata e irritante no filme? Pois você ainda não viu nada. Nos livros ela é um animago e sabe de TUDO o que acontece. Está sempre irritando Hermione (que inclusive se torna vítima de uma das fofocas que Rita publica), com quem sempre está discutindo. Hermione busca entender como Rita consegue saber de tudo sem estar nos ambientes, até que descobre que ela é animago. Consegue imaginar que animal ela é?
Neville Longbottom
Ele é um personagem que também dá um outro sentido ao livro. Está muito mais presente nas páginas de leitura. O ponto chave é o fato de a profecia que Harry Potter iria derrotar o Lorde das Trevas também poderia ser referente à Neville Longbottom. Aliás, nos livros, os pais dele não estão mortos, mas sim foram atingidos pelo feitiço Cruciatus, maldição da tortura, atingida pelos Comensais da Morte. Eles estão internados no Hospital St. Mungus e não reconhecem mais o filho.
Sobre a história de Dumbledore
No livro entendemos como a irmã dele, Ariana, morreu e qual a relação de Dumbledore e Grindelwald. Tudo tem uma grande relação com a família dele, ponto pouco explorado na narrativa cinematográfica.
O fantasma chamado Pirraça
Para quem não leu os livros é um personagem desconhecido mesmo, pois ele ficou apenas nas páginas do universo literário. Ele é um poltergeist que vive em Hogwarts para perturbar a vida de todo mundo e até fazer fofoca dos alunos em alguns momentos.
E esses foram apenas alguns dos destaques importantes da história dentro dos livros e que dão um maior sentido para alguns fatos que ocorrem durante a narrativa. Mas o importante é que o complemento entre livros e filmes é o que cativa os fãs, pois a história do bruxinho atravessa gerações e é capaz de conquistar os corações até os dias de hoje.
E você, lembra de mais alguma informação escondida nos livros?