Nem parece, mas Harry Potter em sua versão para o cinema está completando 20 anos. Quando A Pedra Filosofal foi lançado no cinema em 2001, eles mal sabiam que se tornariam a maior franquia de filmes baseados em livros da história. Claro, os livros de J.K. Rwoling já eram famosos, e o mundo inteiro já respirava Harry Potter. Na escola, em casa, no carro, antes de dormir, depois de acordar, era assim que os fãs se apaixonaram pela história do bruxo órfão que tinha dois amigos inseparáveis.
Primeiramente, relembrar todos esses sentimentos é uma experiência que vai além da nostalgia. O que a HBO Max fez foi ir além de um reunion qualquer, o que eles fizeram foi tele transportar os fãs direto para dentro dos filmes e de suas histórias. Tudo começou onde tudo começa para os bruxos, na plataforma 9¾, local onde os jovens bruxos tem seu primeiro contato com a magia de verdade.
A partir desse momento tudo é magia no especial de quase duas horas e que conseguiu reunir o elenco de peso dos filmes. E não apenas os personagens principais, Daniel Radcliff, Emma Watson e Rupert Grint, obviamente Harry, Hermione e Ron, respectivamente. A HBO trouxe praticamente todos os principais atores e atrizes da franquia. Helena Bonham Carter (Bellatrix), Robbie Coltrane (Hagrid), Jason Isaacs (Lucius Malfoy), Tom Felton (Draco). Bem como Alfred Enoch (Dino), Matthew Lewis (Neville), Ralph Fiennes (Voldemort), Bonnie Wright (Gina), Gary Oldman (Sirius), Oliver e James Phelps (Jorge e Fred), além dos diretores de cada parte da franquia.
Harry Potter: De Volta a Hogwarts
Harry Potter: De Volta a Hogwarts é muito mais que uma reunião de elenco, para falar sobre o que viveram. Esse especial é uma oportunidade de sentir novamente o frio na barriga de ver na tela os personagens favoritos. É nítido que existe muita sinergia entre os trio principal e isso fica claro nas cenas em que somente os três conversam. Daniel ficou encarregado de puxar os papos com seus companheiros, e várias coisas inusitadas saíram dessas conversas, assim como, muitas coisas engraçadas.
Desde a costela quebrada do diretor Mike Newell, até um autografo revelador de Daniel para Helena Bonham (tem que assistir para saber). Um ponto que também fica bem claro é que Rupert não teve muito interesse em seguir a carreira de ator. Além de algumas séries e dublagens, o ator não participou de nenhuma grande produção até então. Bem diferente de Emma e Daniel, que tiveram várias oportunidades em Hollywood (Emma bem mais).
Os momentos mais marcantes foram as homenagens póstumas aos atores e atrizes que faleceram desde o lançamento. Alan Rickman (Snape), Helen McCrory (Narcisa Malfoy), John Hurt (Olivaras), Richard Griffiths (Sr. Dursley), Richard Harrys (O primeiro Dumbledore), além de vários outros que foram lembrados também.
Ainda em tempo, J.K não participou efetivamente do especial, a produção recuperou algumas falas dela de antes da pandemia e usou no especial. Apesar de ter seu nome citado várias vezes pelo elenco, não foi dado muito tempo de tela a ela, nem mesmo uma homenagem ou algo assim. Claro, que depois das manifestações transfobicas da escritora, não era de se esperar algo diferente disso.
Enfim, a reunião do elenco em Harry Potter: De Volta a Hogwarts emociona de uma maneira especial, porque toca em um lugar no coração que estava adormecido. Claro que Animais Fantásticos ajudou a matar a saudade, mas quando se fala do universo criado por J.K. é impossível não remeter automaticamente aos primeiros filmes