Oiii pessoal, como estão?

Sabe aqueles livros que tem umas amizades lindas, dignas de ganhar nosso coração e nos fazer chorar? Foi com base nesse preceito que, para o texto de hoje (19/07), em comemoração ao dia do amigo, decidi separar alguns dos livros que mais cativaram os leitores com histórias lindas sobre o poder que a amizade tem.

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Reprodução: L&PM Editores

Vou começar por ele: um clássico da literatura infantil, mas que está presente na vida de adultos e emociona a todos que leem essa maravilha!

O Pequeno Príncipe conta a história da amizade entre uma raposa, um aviador, uma rosa e um menino, que caiu de seu asteroide e acabou parando no meio de um deserto na Terra, onde desenvolve uma amizade linda com um aviador, adulto e amargurado, mas que consegue ser conquistado pelas aventuras narradas pelo pequeno príncipe, aventuras essas, que nos fazem abrir os olhos para o verdadeiro significado de amizade e como convivemos com outros seres humanos.

“Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música.” – frase retirada do livro. 

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, Editora Harper Collins, 1943, 96 págs.

O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
Reprodução: Companhia das Letras

O Menino do Pijama Listrado se passa durante o período da 2ª Guerra Mundial, quando dois garotinhos, sendo eles, um judeu aprisionado em um campo de concentração e o outro filho de um Nazista, desenvolvem uma linda amizade que consegue quebrar barreiras e mostrar o quão pura e sincera consegue ser a visão de uma criança em relação às ‘’diferenças’’ impostas por adultos.

Mas, prepare os lencinhos, porque este é o tipo de livro que vai te fazer chorar horrores.

O Menino do Pijama Listrado, John Boyne, Editora Seguinte, 2006, 320 págs.

Will e Will – David Levithan e John Green
Reprodução: Editora Record via Instagram

Will e Will conta a história da amizade entre dois adolescentes que compartilham o mesmo nome e sobrenome: Will Grayson, além de um amigo em comum – Tiny. 

Porém, ambos estão passando por um momento difícil em suas vidas amorosas, só que um Will Grayson está passando por uma fase conflituosa dentro de si, já que está buscando formas de contar para sua mãe que ele é gay. 

Esse livro mostra o quão importante ter uma amizade verdadeira pode ser em nossa vida, principalmente para os jovens LGBTQIA+ que ainda estão em um período de descoberta pessoal e em busca de identificação.

Will & Will, John Green e David Levithan, Editora Galera Record, 2010, 209 págs.

Harry Potter – J. K. Rowling
Reprodução: Rocco via Instagram

Os livros da saga Harry Potter, mesmo sendo super conhecidos ao redor do mundo, principalmente pelos elementos que constituem a saga, como a escola de magia e bruxaria Hogwarts e todos os seus aspectos fantasiosos, podemos perceber a construção de uma linda amizade entre três dos personagens principais da saga: Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, e é perceptível o quanto a amizade deles é desenvolvida e fortalecida, ao longo dos anos que se passam dentro da saga.

E, para os amantes da saga, em breve teremos uma matéria falando sobre a importância que Harry Potter tem na vida de seus leitores.

Harry Potter, J.K. Rowling, Editora Rocco.

O extraordinário – R. J. Palacio

Reprodução: Intrínseca

O livro fala sobre a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma síndrome rara e que causa a deformação de uma parte de seu rosto. Por conta disso, Auggie nunca tinha frequentado uma escola antes, e, quando ingressa em uma escola ‘’normal’’, acaba passando por muitas situações difíceis e de preconceito.

Além de ser narrado por vários pontos de vista de personagens diferentes, uma das principais mensagens do livro é o de como a entrada de uma nova pessoa em sua vida pode mudar ela de uma forma tão drástica – no bom sentido. A amizade de Auggie com seus amigos é a coisa mais linda de se ver, e também é muito emocionante. É bom reservar uns lencinhos para esse livro também.

O Extraordinário, R. J. Palacio, Intrínseca, 2012, 320 págs.

Mas, vocês acham que as sugestões acabaram? Nananinanão: TEREMOS UM BÔNUS NA LISTA, YAAY \o/

>>Bônus<<

Lições – Graphic MSP
Reprodução: Maurício de Sousa Produções via Instagram

Lições é um Graphic Novel da MSP (Maurício de Sousa Produções) que foi criado após o grande sucesso de Laços, da mesma linha de produção, onde a Turminha, adorada por muitos (inclusive pela colunista que vos fala).

Em Lições, a turminha se envolve em uma encrenca muuuito grande na escola onde estudam, no bairro do Limoeiro, e todos sofrem com as consequências de suas atitudes, mas é por meio deste erro que conseguem descobrir o verdadeiro valor e significado da amizade.

E, caso se interessem por algum e deseje uma resenha bem detalhada sobre cada livro, é só pedirem aqui nos comentários que eu trago para vocês!

Lições, Vitor Cafaggi, Graphic MSP – Panini, 2016, 82 págs.