Para quem acompanha o canal do youtube “Manual do Mundo” já sabe a história do submarino amarelo que Iberê, criado do canal e sua equipe estavam montando a mais ou menos quatro anos. A ideia surgiu em 2018 ao realizar uma outra experiência, o “bicibarco”, foi quando eles lançaram um desafio aos seguidores do canal, se alcançassem 500 mil “joinhas”, ou seja, curtidas no vídeo, eles iriam construir um submarino ao invés de um barco.

Esse desafio não seria muito difícil de ser completado já que o canal que tem mais de 12 anos de criação, acumula mais de 14 milhões de inscritos e mais de 2 bilhões de visualizações. Após alcançar a marca de 500 mil curtidas no vídeo a construção do submarino se tornou projeto oficial e começou a ser elaborado em fevereiro de 2018.

Foto: Manual do Mundo

Inspirado no submarino amarelo do álbum dos Beatles, o “Yellow Submarine”, o projeto visual foi assinado pelo artista Dizing. Após escolher a cor e o design a equipe do Manual do Mundo decidiu batizar a embarcação com um nome que fosse simbólico para o Brasil. O recém batizado “Ariranha” passou por várias etapas de construção, testes, até mesmo uma ruptura no casco que precisou ser corrigida antes do teste em água, na piscina da sede do Manual do Mundo. Também foi necessário fazer um curso de mergulho para o Iberê aprender sobre como reagir e se portar debaixo d’agua para minimizar riscos a sua vida.

Agora em outubro de 2021 o Ariranha finalmente conheceu o mar. A equipe do canal montou uma operação incrível para levar o pequeno submarino amarelo até a cidade de Paraty no Rio de Janeiro e contou com apoio de profissionais de mergulho, filmagem subaquática e resgate profissional em águas. O Submarino conseguiu descer aproximadamente 7 metros abaixo da linha do mar e funcionou perfeitamente para seu propósito.

No canal muitos fãs comemoram o feito, já que a maioria das pessoas que acompanha o canal também acompanharam de perto a elaboração da ideia e a execução do projeto. O Manual do Mundo é uma produtora especializada em conteúdos científicos e foi criado em 2008 pelo jornalista Iberê Francisco Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana de Assis Fulfaro.. Faz vídeos educativos de treinamento e para a internet, e produz objetos educacionais digitais para editoras de livros pedagógicos. É um dos maiores canais científicos do Brasil e é um dos mais influentes na Internet. Para quem quiser ver o desfecho dessa história vamos deixar o vídeo abaixo.