Em 2024, os influenciadores e criadores de conteúdo foram destaque em várias áreas. No mundo dos livros, não foi diferente. Desde a americana Courtney Henning Novak, que ganhou notoriedade após ler (e adorar) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, até os influenciadores que publicaram suas próprias obras. Além disso, os booktokers tornaram-se um fenômeno. A comunidade BookTokBrasil conta com mais de 2,5 milhões de publicações, sendo assim um espaço de interação entre leitores e autores. Desse modo, saiba mais detalhes sobre os influenciadores e criadores de conteúdo que se destacaram esse ano.
Courtney Henning Novak descobrindo a obra de Machado de Assis
Não podemos encerrar 2024 sem lembrar do sucesso do vídeo da americana Courtney Henning Novak, completamente fascinada com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. A escritora e influenciadora participava do projeto #ReadAroundTheWorld, que propõe a leitura de um livro de cada país em ordem alfabética. Ela escolheu a obra de Machado de Assis como representante do Brasil. E simplesmente adorou!
A versão em inglês de “Memórias Póstumas” tornou-se um fenômeno de venda nos EUA e em outros países. Além disso, também fez o livro voltar à lista dos mais vendidos no Brasil. Courtney também é escritora. Ela vive na Califórnia com o marido e os dois filhos. Ela é autora de uma série de livros que fala sobre a rotina da maternidade.
Os livros de Courtney ainda não estão disponíveis em português. Um de seus livros, “Confessions of an Imposter Room Mom: A Novel” conta a história de uma mulher que tenta se adequar à rotina de uma mãe “normal” ao realizar um evento na escola de sua filha.
Zabela: questões importantes com humor
Izabela Severo ou Zabela como é conhecida, é um fenômeno do TikTok. A jovem tornou-se conhecida ao falar sobre questões sociais importantes com sensatez e humor. Agora, Zabela lança seu livro “Alguéns: Somos Plurais”, onde compartilha seus ensinamentos e lições de vida.
Felipe Neto e “Como enfrentar o Ódio”
Felipe Neto um dos maiores influenciadores do Brasil, se destacou em 2024 não apenas por expressar sua opinião como sempre, mas também pelo lançamento do livro “Como enfrentar o Ódio: a internet pela Democracia” onde narra como sua visão mudou desde que se tornou conhecido em 2009, assim como a formação de sua consciência política.
Felipe se tornou alvo de ataques e discursos de ódio ao expressar sua opinião e, desse modo, discute a importância das redes sociais no enfrentamento a esse discurso e no fortalecimento da democracia.
Leia também: TikTok para falar sobre literatura: O fenômeno dos Booktokers
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram