Desde a última quinta-feira, dia 10 de julho, o Instagram começou a permitir que o Google indexe o conteúdo de contas profissionais. Assim, carrossel, posts, reels e fotos poderão estar aparecendo nos resultados de busca da plataforma. Nesse sentido, teremos uma nova forma das marcas e criadores de conteúdo aumentarem sua visibilidade.

A mudança é significativa para todos que trabalham com o Instagram, e utilizar o Google é uma mudança estratégica que unirá dois mundos da tecnologia. Sendo assim, poderemos ver empresas aumentando suas oportunidades para alcançar um novo público, e também uma forma de vender seus produtos.

Contudo, para ser elegível a estar indexado na busca da plataforma, precisará ter três pontos: A conta precisa ser Profissional (de Negócio ou Criador), ter perfil Público e o dono da conta ter mais de 18 anos. Outro ponto importante é que Stories e Destaques não estarão sendo indexados. E contas pessoas e privadas também não contarão com esse recurso, visto que, não estão na plataforma para o seguimento.

Atingir novas gerações

Nesse sentindo, a junção das duas plataformas visa ter um contato maior com as novas gerações, visto que a Geração Z busca informação em redes sociais. A ideia é estar em pé de igualdade ao Tiktok, que foi transformado em uma plataforma de jovens adultos e adolescentes.

A empresa Revel Interactive fez uma pesquisa recentemente evidenciando que 74% da Geração Z utiliza o Tiktok para se informar. Desse número, 51% escolhem a rede social ao invés do Google como uma forma de encontrar recomendações e inspirações. Assim, Meta e Google estão buscando voltar a competir com o Tiktok pela atenção da Geração Z.

Geração X e Millenials preferem o Google, e transformaram o site de busca em verbo. Entretanto, as novas gerações estão edefinindo o comportamento de busca, priorizando plataformas de mídia social como TikTok, YouTube e Snapchat.

Instagram + Google x Tiktok

Mesmo com o Google ainda dominando o volume geral das pesquisas, o Tiktok cresce rápido e se torna a pesquisa preferida na questão de estilo de vida, compras e instruções. Assim, as outras plataformas precisarão ter estratégias bem fundamentadas para entrar nesse ecossistema.

Além disso, contarão com um esforço na priorização de conteúdos gerados por usuários, com mídias pagas nas plataformas. Dessa forma, a briga pela atenção das novas gerações está chegando a níveis elevados pelas plataformas, e poderemos ver resultados daqui para à frente. Sendo assim, também é um jeito de vermos como as redes sociais irão se relacionar ainda mais com o futuro da tecnologia.

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.