A nova série da Marvel, Ironheart, estreou no Disney+ em 24 de junho. Os três primeiros episódios já repercutem entre os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). No entanto, para quem não acompanha os quadrinhos, a origem da personagem pode gerar dúvidas.

Origem nos quadrinhos

Riri Williams apareceu pela primeira vez em 2016, nas HQs da Marvel. O roteirista Brian Michael Bendis e o artista brasileiro Mike Deodato criaram a personagem, com o design final refinado por Kevin Libranda. A editora apresentou Riri como sucessora de Tony Stark, o Homem de Ferro. Dois anos depois, em 2018, ela passou a protagonizar sua própria série em quadrinhos, intitulada Ironheart.

Natural de Chicago, Riri é uma jovem prodígio. Aos 15 anos, ela já estudava no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Inspirada por Tony Stark, construiu sua própria armadura com peças que coletou no campus. Após impedir um ataque, ela chamou a atenção do bilionário, que passou a apoiá-la. Desde então, quando Stark entrou em coma após os eventos de Guerra Civil II, Riri assumiu o legado de heroína. E, além disso, contou com uma inteligência artificial baseada na consciência de Stark.

Review | Ironheart - T01 x 01 a 03: Me Leve Para Casa / A Verdadeira Natalie Pode Se Levantar, Por Favor? / Estamos Em Perigo, Garota

Ironheart no MCU

Riri Williams estreou no MCU em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), interpretada por Dominique Thorne. No filme, ela desenvolve uma tecnologia capaz de detectar vibranium, um metal raro e extraterrestre, essencial para a tecnologia avançada de Wakanda.

Na série, a heroína retorna com 19 anos. A trama se passa cinco meses após os eventos do filme. Dessa forma, o enredo mostra uma Riri mais madura, lidando com a perda do padrasto e o fim de sua passagem pelo MIT. A nova produção acompanha o início de sua trajetória como parte da nova geração de super-heróis da Marvel.

Por fim, os episódios finais da temporada estreiam no dia 1º de julho de 2025, às 22h, no Disney+. Eles encerram não só a minissérie, mas também a fase 5 do MCU.