A organização do Prêmio Caminhos de Literatura anunciou a vencedora da primeira edição: a escritora e médica Izabella Cristo, que conquistou o prêmio com seu romance ”Mãezinha”. O livro será publicado em 2025 pela Editora Dublinense, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
Entre as histórias de 342 autores de todo o território nacional, a comissão, composta por Micheliny Verunschk e Marcelo Moutinho, escolheu o romance de Izabella como o melhor da competição. Além disso, Izabella receberá uma mentoria sobre carreira e mercado literário, coordenada por Henrique Rodrigues, idealizador do projeto.
No entanto, antes disso, a autora vai participar da Fliporto, em Olinda. A mesa, dedicada à importância dos prêmios literários, contará com a presença de Izabella Cristo, Henrique Rodrigues e Jéssica Balbino, que representará o júri.
Prêmio Caminhos de Literatura
O projeto foi criado pelo produtor cultural e escritor Henrique Rodrigues, de forma independente. Dessa forma, o propósito é promover novos nomes da literatura contemporânea nacional e contribuir para a democratização ao acesso às práticas de escrita e literatura. Inclusive, a segunda edição já está confirmada para o próximo ano. Além disso, deve contar com a adição da categoria de contos.
Neste ano, a Editora Dublinense publicará a obra vencedora, que, por sua vez, traz no catálogo nomes como Natalia Borges Polesso, Carol Bensimon, Julia Dantas, Rogério Pereira e Samir Machado de Machado.
Sobre a obra
A história acompanha uma cirurgiã que entra em trabalho de parto prematuro, colocando ela e o filho em risco de vida na UTI. Assim, ela acaba em uma unidade de terapia intensiva com o filho. Por ser médica, a personagem acredita estar no controle da situação, mas logo descobre a angústia de estar no papel de paciente.
A autora revelou que a narrativa é ácida e escrita na segunda pessoa. Dessa forma, a protagonista dirige-se a si mesma, alternando entre o ‘você’ e o ‘tu’ — uma forma de tratamento comum entre os paraenses. Desse modo, o livro reflete os medos, aflições e esperanças que mulheres nessa condição clínica vivenciam.
Sobre o autor
Residente em São Paulo, Izabella é médica cirurgiã geral especializada em cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia. Também é cronista e poetisa, com dois livros publicados. A obra ‘Vida, Nada Moderna’, lançada em 2020 pela Editora Casa do Escritor, recebeu o Prêmio Mozart Pereira Soares como o melhor livro de crônica de 2020. Além disso, a escritora publica regularmente crônicas e poemas em seu site pessoal e na plataforma Medium. Também mantém um perfil ativo no Instagram.
Leia Também: Festival Literário do Norte Goiano valoriza cultura regional
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram
Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes