Conhecido pelas suas letras viscerais e shows surpreendentes, Jão tem se destacado no cenário do pop brasileiro. O cantor já se apresentou no Lollapalooza Brasil, no The Town e foi o músico de abertura do show da banda estadunidense Maroon 5, no Allianz Parque. Aliás, foi a primeira vez que o cantor se apresentou em um estádio para mais de 45 mil pessoas.
Além disso, neste fim de semana, Jão iniciou a grande turnê de seu quarto álbum, intitulada “SUPERTURNÊ”. Com São Paulo como ponto de partida, ela passará por grandes estádios e arenas em 14 cidades de todas as regiões do país. Além de cantar músicas do novo álbum, Jão irá relembrar grandes sucessos de sua carreira.
A fim de entrar no clima, resolvemos separar algumas curiosidades sobre o cantor. Veja a seguir:
Nome completo e cidade natal:
O nome verdadeiro de Jão é João Vitor Romania Balbino. Ele nasceu em 3 de novembro de 1994 e, como já disse na música “Escorpião”, do seu último álbum, ele é escorpiano.
Jão é natural de Américo Brasiliense, no interior de São Paulo. Assim, apesar de sempre gostar de música, ele nunca pensou que realmente conseguiria trabalhar com isso.
Origem do nome artístico:
A ideia do nome artístico Jão veio porque a família dele o chamava assim quando ele era mais novo. Além disso, ele queria um nome curto, familiar e fácil de lembrar.
Estudos na USP:
Em 2013, Jão se mudou para São Paulo a fim de estudar Publicidade e Propaganda na USP e, como ele já disse na música “Meninos e Meninas”, foi um ano em tanto! Apesar de ter sido aceito em uma ótima faculdade, ele não parou de perseguir o seu sonho na música.
Assim, ele passou a participar de open mics e ir à karaokês, com a esperança de que algum executivo de uma gravadora descobrisse ele ali. Além disso, Jão também gravava demos caseiras e enviava nos e-mails que achava nos encartes de discos que gostava.
No entanto, apesar de todas essas tentativas, a visibilidade só veio em 2016, quando ele passou a fazer covers no Youtube. Medo Bobo, de Maiara e Maraísa, e Amor Perfeito, de Roberto Carlos, e New Rules, de Dua Lipa, foram algumas das músicas que o cantor fez cover.
O clipe de “Imaturo” foi gravado na USP:
O clipe de “Imaturo”, um dos seus primeiros hits lançado em 23 de janeiro de 2018, foi gravado na Cidade Universitária da USP. Os takes foram feitos, mais especificamente, no velódromo do CEPEUSP e na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Além disso, segundo o Veja, Jão disse que iria fazer um projeto de TCC para conseguir autorização para gravar na faculdade. Ele ainda contou que a previsão de tempo para o dia de gravação era de chuva, mas fez um super sol no dia e ninguém da produção estava preparado.
Quatro álbuns, quatro elementos:
Cada disco do cantor faz referência a um elemento da natureza. Lobos, de 2018, representa a terra; Anti-herói, de 2019, ar; Pirata, de 2021, água; e Super, 2023, Fogo.
Com 29 anos, Jão já construiu um legado incrível. Suas letras falam sobre liberdade, perdas, ciúmes, desejos e todos os sentimentos que tentamos reprimir por acharmos “bobos” demais. Afinal de contas, quem nunca achou que iria morrer sozinho? Jão escreve com o coração, e os fãs ouvem na mesma intensidade.