O escritor norueguês Jon Fosse ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2023. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, em Estocolmo. Segundo a Academia, o prêmio foi concedido por “suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.
Jon Fosse é escritor e dramaturgo, escreveu romances, contos, poesia, livros infantis, ensaios e peças de teatro. Em declaração, Fosse afirmou estar “impressionado e um pouco assustado”. Assim, o autor possui mais de 20 exemplares publicados e peças de teatro. Jon Fosse escreve seus romances em norueguês, a grande parte dos seus livros ainda não chegaram no Brasil.
A Academia ressaltou que sua obra-prima em prosa é a série “Septology“, que conta a história de um pintor idoso e viúvo que vive sozinho enquanto enfrenta as realidades da religião, identidade, arte e vida familiar. Além disso, também ressaltaram que “Embora Fosse partilhe a perspectiva negativa dos seus antecessores, não se pode dizer que a sua visão gnóstica particular resulte num desprezo niilista pelo mundo. Na verdade, há grande calor e humor no seu trabalho, e uma vulnerabilidade ingênua às suas imagens nítidas da experiência humana”, afirmou o comitê.
No Brasil, a editora Companhia das Letras, publicou o livro “É a Ales”, um romance hipnótico e inesquecível sobre um homem que sai com um barco para nunca mais voltar, de uma mulher que permanece à sua espera e das marcas indeléveis que unem cinco gerações de uma família.
Jon Fosse
Jon Olav Fosse, nasceu em 1959 na costa oeste da Noruega e, considerado um dos grandes autores de sua geração, com uma obra que inclui prosa, poesia, ensaios, contos, livros infantis e peças teatrais. Assim, sua estreia literária se dá em 1981, com a publicação do conto “Han” em um jornal estudantil. Dois anos mais tarde, lança Raudt, svart, seu primeiro romance. Por Trilogien, recebeu o prestigioso Nordic Council Literature Prize, em 2015. Seus livros possuem ezemplares em mais de cinquenta idiomas.
Por fim, confira o vídeo do anúncio:
Atualizada em 05/10/2023 às 15:37hs.