A mestre em História da Arte Tereza de Arruda é a organizadora de “José de Quadros: sobreVIVER ainda”. A obra é uma homenagem ao pintor e desenhista que conta com mais de 30 anos de carreira. O pintor divide-se entre o Brasil e a Alemanha, onde se formou em 1998 na Faculdade de Artes Plásticas de Kassel. Desse modo, José de Quadros tem dois ateliês, um no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, e outro na cidade de Kassel, na Alemanha.

Tereza de Arruda atua como curadora das obras individuais e coletivas de José de Quadros, dessa forma acompanhando a produção do artista no Brasil e na Alemanha. O livro retoma a produção artística do pintor nos últimos 30 anos.

Sobre a obra de José de Quadros

Ateliê expandido. Série O ateliê de São Paulo (2004-2006). Óleo sobre tela. 150 x 300 cm | Crédito: Sesc SP

Em seus quadros, o pintor reflete sobre questões sociais e dilemas humanos como segregação, racismo, assim como perseguição. Desse modo, o artista retrata um cotidiano de acontecimentos históricos de seu universo. São acontecimentos sociopolíticos culturais que mostram emergências da realidade.

Além das obras, o livro também traz um ensaio escrito por Tereza sobre a vida e a produção do pintor. Nascido em Barretos, no interior de São Paulo, começou como autodidata ainda no Brasil. Mas se consolidou como artista no Brasil, assim como na Alemanha. O livro está disponível para venda no site do SESC São Paulo.