A obra “Kitchen“, de Banana Yoshimoto, ganha nova edição. Tida como uma das mais originais e representativas vozes da literatura japonesa, Yoshimoto escreveu o livro em 1998. Composta por duas narrativas que se conectam, a obra é dividida em duas partes.
Assim, na primeira história acompanhamos Mikage Sakurai. A jovem acabou de perder a avó e encontra na cozinha o conforto que precisa para lidar com o luto de sua última parente viva. Nesse sentido, Mikage transforma a cozinha em um refúgio que simboliza a continuidade da vida através do preparo de alimentos. Ao longo das páginas, a jovem conhece Yuichi e sua mãe transgênero, Eriko. A família acolhe Mikage e dá a ela um novo sentido de pertencimento.
Na segunda história, o leitor conhece a jornada de Satsuki. Após perder o namorado em um acidente, a garota enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua existência. Com elementos sobrenaturais e metafóricos, Yoshimoto assim trabalha a aceitação da perda e a importância de seguir em frente mesmo quando isso não parece possível.
Leia um trecho:
“Quando abri a pequena geladeira — cujo interior Yuichi me deixou à
vontade para olhar —, ela estava limpa, organizada e não tinha nada
que parecia estar esquecido havia muito tempo. Olhei em volta murmurando “hum, hum…” enquanto
balançava a cabeça em aprovação. Era uma ótima cozinha. Foi amor à
primeira vista.”
Leia também: “As Filhas das Mães que Morrem”, uma obra sobre o luto e a saudade
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.