A Academia Sueca acaba de anunciar que o escritor húngaro Lászlo Krasznahorkai é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2025. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9 de outubro). Dessa forma, Lászlo Krasznahorkai é laureado com a honraria por sua grande contribuição com a literatura mundial.
László Krasznahorkai é um romancista, frequentemente considerado um dos maiores autores vivos da literatura contemporânea. É conhecido pelo seu estilo denso, pessimista e de longos parágrafos. Esse estilo cria uma sensação de fluxo contínuo e sufocante. Além disso, suas obras refletem uma atmosfera de desolação e decadência.
Leia também: Anunciados finalistas do Prêmio Jabuti
Biografia
Nasceu em 5 de janeiro de 1954 na cidade de Gyula, na Hungria. Tendo ingressado inicialmente na Universidade József Attila para estudar direito, formou-se em Língua e Literatura Húngara na Universidade Eötvös Loránd. Ele trabalha como autor independente desde que se formou.
Suas obras mais marcantes são: “A Melancolia da Resistência” (1989), “Guerra e Guerra” (1999) “O Retorno do Barão Wenckheim” (2016). Além disso, Lászlo Krasznahorkai também já colaborou com o cinema, através parceria com o cineasta húngaro Béla Tarr. Ele é o roteirista de várias adaptações cinematográficas de seus livros, bem como do argumento original de filmes aclamados.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.