Para os fanáticos por programas policiais, não há nada como Law & Order para se comparar. Criada por Richard Wolf na década de 90, esta franquia tornou-se facilmente uma das mais populares nos EUA e no mundo, normalmente acompanhando detetives da polícia enquanto eles tentam resolver casos criminais.

Ademais, a prova do sucesso da franquia é há quanto tempo ela existe – mais de 30 anos. Durante todo este tempo, o universo Law & Order cresceu exponencialmente, contando agora com vários spin-offs e mais de 60 temporadas coletivas. 

Embora, ter muitos episódios seja animador para muitos fãs, para quem deseja entrar em Law & Order, isso pode ser intimidante. Na maioria das vezes, as pessoas não sabem por onde começar ou como aproveitar a franquia na ordem correta. 

Não se preocupe, porém; neste artigo, os leitores podem encontrar todos os programas de Law & Order, listados por ordem de lançamento.

Imagem: Divulgação/NBC

Law & Order (1990-2010 e 2022 até o presente)

O programa que deu início a tudo, Law & Order é a segunda série mais longa da franquia, graças a um hiato de 11 anos. Law & Order nunca se desviou de sua fórmula original: primeira metade investigação policial, segunda metade tribunais. O show segue  o departamento de homicídios de Manhattan.

Em sua exibição inicial, o show teve um elenco rotativo, incluindo George Dzundza, Chris Noth, Dann Florek, Jerry Orbach, S. Epatha Merkerson, Jill Hennessy, Benjamin Bratt, Vanessa Williams, JK Simmons, Dianne Wiest, Fred Thompson, Dennis Farina, Michael Imperioli e Anthony Anderson.

Apesar de ter sido revivido em 2022, Law & Order não trouxe os policiais como apenas. Há alguns questionamentos feitos sobre a organização, entretanto, as poucas questões sociais que o programa traz são frequentemente feitas pelo detetive Jalen Shaw (Mehcad Brooks) como perguntas retóricas feitas ao seu parceiro, interpretado por Jeffrey Donovan.

O elenco atual é completado pela tenente Kate Dixon (Camryn Manheim), ADA Nolan Price (Hugh Dancy) e Sam Waterston reprisando seu papel de ADA Jack McCoy

A série é amada e foi indicada para mais de 50 prêmios.

Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais (1999 até o presente)

Nove anos após a série original, Law & Order: Special Victims Unit foi lançado. Com foco em crimes sexuais, bem como em crimes contra populações particularmente vulneráveis, este spin-off é de longe o mais conhecido, seguindo a capitã do NYPD, a apaixonada Olivia Benson, e sua equipe.

A esta altura, Unidade de Vítimas Especiais supera a série original tanto em número de episódios quanto de temporadas, já tendo sido renovada para a 25ª edição e, felizmente para os fãs, não há fim à vista.

Law & Ordem – Criminal Intent (2001)

A Unidade de Vítimas Especiais tinha acabado de iniciar sua terceira temporada quando Criminal Intent apareceu. O programa estreou em 30 de setembro de 2001 e se concentra nas investigações do Major Case Squad, que envolvem pessoas de destaque, como funcionários do governo e pessoas de alto status social.

Ao contrário de outros programas da franquia, Criminal Intent se destaca por destacar os motivos dos crimes, dando ao público vislumbres da vida do suspeito e da vítima que antecederam os acontecimentos principais. Infelizmente, ao contrário das entradas anteriores, Criminal Intent chegou ao fim após 10 temporadas, em 26 de junho de 2011.

Law & Order – Trial by Juri (2005)

Aproveitando o sucesso de seus antecessores, Law & Order: Trial by Jury estreou em 3 de março de 2005, mas infelizmente a sorte estava prestes a acabar.

Assim, este programa é distintamente diferente de outros da franquia, assumindo o desafio de retratar os procedimentos legais que outras séries de Law & Order não fazem: todos os preparativos necessários para levar um caso a tribunal.

Esses preparativos são retratados tanto do lado da defesa quanto do lado da acusação, mas por mais interessante que possa parecer, foi um fracasso para o público. O programa foi cancelado devido à baixa audiência após apenas 13 episódios, com a última exibição em 21 de janeiro de 2006.

Law & Order UK (2009)

Ao contrário das outras entradas desta lista, Law & Order: UK é mais do que um simples spin-off. Esta série é uma adaptação britânica da série original, acontecendo em Londres, mas seguindo exatamente a mesma fórmula.

Estreou em 23 de fevereiro de 2009 e, devido ao seu sucesso, durou oito temporadas antes de entrar em um hiato. Nesse período, o programa exibiu 53 episódios, sendo que o último estreou em 11 de junho de 2014. Embora existam especulações, Infelizmente para os fãs, no momento em que este artigo foi escrito, não houve nenhum anúncio sobre o retorno da série.

Law & Order LA (2010)

Como se pode facilmente imaginar, este spin-off de Law & Order se afasta do cenário típico da franquia, trocando a Big Apple pela Cidade dos Anjos. O programa estreou logo após o Law & Order original terminar sua primeira exibição, em 29 de setembro de 2010, e exibiu 22 episódios até 11 de julho do ano seguinte.

Ao contrário de outros spin-offs, não há nada de particularmente diferente na estrutura da série quando comparada com a original. Em todos os episódios, a primeira metade foi dedicada à investigação de um crime, e a segunda mostrou aos telespectadores a acusação. Infelizmente, talvez, por ser tão parecida com o original, Law & Order: LA foi rapidamente eliminado.

Law & Order: True Crime (2017)

Law & Order: True Crime se destaca dentro de sua franquia por ser uma série antológica que dramatiza casos da vida real. Com apenas uma temporada composta por oito episódios, True Crime é o programa de menor duração da franquia – por enquanto, pelo menos.

O spin-off estreou em 16 de setembro de 2017 e exibiu seu último episódio em 14 de novembro do mesmo ano, antes de entrar em um hiato. Desde então, não se sabe quando o show retornará, mas até que seja oficialmente cancelado, ainda há esperança.

Law & Order: Organized Crime (2021)

Todavia, a série mais recente de Law & Order é Organized Crime, e serve tanto como um spin-off do programa original quanto da Unidade de Vítimas Especiais. Inesperadamente, Christopher Meloni reprisa seu papel como Elliot Stabler, o detetive da SVU que abandonou a série após sua 12ª temporada. Após o falecimento de sua esposa, retorna ao serviço na Força-Tarefa do Crime Organizado.

A série estreou em 1º de abril de 2021 e ainda está em andamento, com três temporadas concluídas e uma quarta a caminho (no momento em que este artigo foi escrito).

*Matéria escrita por: Mariana Gomes e Thaiza Pereira de Paula


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.