Na próxima sexta-feira (15), estreia o filme Leopoldina — A Imperatriz do Brasil no streaming. O filme, de produção da Giros, aborda a história da Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria e sua invisibilidade no processo da Independência do Brasil.

Nesse sentido, a direção de Beca Furtado promove uma imersão do espectador para o Brasil Imperial. De acordo com a sinopse oficial, o filme apresenta “uma Imperatriz forte, à frente de seu tempo e politicamente mais preparada do que muitos imaginavam”, por meio da leitura de cartas pessoais e imagens de arquivo.

Para isso, o filme conta com a interpretação dramática da atriz Luisa Arraes das cartas que a imperatriz escrevia para seus familiares. Nelas, Leopoldina abordava sobre seu casamento com Dom Pedro I, sua frustração em relação ao caso extra-conjugal do marido com a Marquesa de Santos, sua visão sobre o cenário de ebulição política da época e os sentimentos perante à chegada da própria morte.

Pintura de Dom Pedro I e Leopoldina em "Leopoldina — A Imperatriz do Brasil"
Dom Pedro I e Leopoldina em “Leopoldina — A Imperatriz do Brasil”. | Reprodução: YouTube/CurtaOn!

Bastidores da Independência do Brasil

Além disso, o filme aborda os bastidores no processo de Independência do Brasil, de maneira que o papel da Imperatriz Leopoldina é abordado e ressaltado. Nesse sentido, observa-se o apagamento político da sua atuação ao longo da história do Brasil, apenas pelo fato de ser mulher. Assim, Maria Leopoldina se fez muito presente na história do país, com atuação que inclui desde suas políticas sociais até sua governança. Um exemplo disso é que, de acordo com a historiografia, enquanto Dom Pedro teria proclamado o lendário “grito do Ipiranga”, ele estava viajando e quem assumiu a regência em seu lugar foi a própria Leopoldina.

Nesse sentido, o filme promete ser uma ferramenta de imersão em um Brasil Império com (muita) participação política e força feminina. A produção foi viabilizada a partir do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é responsável por produções como Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você, A Primeira Morte de Joana e Pronto, Falei.

Assista à promo:

Onde assistir Leopoldina — A Imperatriz do Brasil?

A estreia de Leopoldina — A Imperatriz do Brasil será no dia 15 de dezembro, às 21h30, no streaming CurtaOn, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. Assim, o lançamento será no dia temático do streaming, o “Sextas de História e Sociedade”.

Por fim, para mais novidades do mundo dos filmes, continue acompanhando o portal pelo site e pelas nossas redes sociais.