Com Vincent Lindon como Jean Valjean e direção de Fred Cavayé, a versão promete unir o drama clássico de Victor Hugo a uma linguagem moderna
A cidade de Bordeaux, no sudoeste da França, se transformou no palco inicial de uma das maiores histórias da literatura. Recentemente, o Studiocanal anunciou oficialmente o início das filmagens de Les Misérables, nova adaptação cinematográfica do clássico de Victor Hugo, cuja estreia está marcada para 11 de novembro de 2026.
Sob a direção do cineasta francês Fred Cavayé, o projeto promete revisitar a obra com uma abordagem inédita e um elenco de peso.
As gravações começaram em 17 de julho e seguem até agosto na região; em seguida, serão realizadas nos estúdios de Bry-sur-Marne, com encerramento previsto para novembro, em Paris.

Elenco de peso lidera nova adaptação francesa de Les Misérables
No papel principal está Vincent Lindon, que dará vida a Jean Valjean, ex-presidiário em busca de redenção, e que, ao longo da trama, se torna o coração moral da história. Já Tahar Rahim (Madame Teia) interpretará o implacável Inspetor Javert, que dedica a vida a perseguir Valjean, movido por uma obsessão implacável pela justiça.
Além deles, Noémie Merlant (TÁR) interpreta a trágica Fantine. Já Camille Cottin (Dix Pour Cent) e Benjamin Lavernhe (A Fanfarra) assumem os papéis dos infames Thénardier e Madame Thénardier, estalajadeiros que exploram Cosette, filha de Fantine, até que Valjean a acolhe.
Por fim, a produção está a cargo de Richard Grandpierre (Entre Amigos) e Olivier Delbosc (Sob a Areia). O filme é uma coprodução com o Studiocanal, que também assina a produção executiva. A distribuição global ficará a cargo da própria Studiocanal, em parceria com a TF1 Films Production, Canal+ e Netflix.
LEIA MAIS: Assassin’s Creed ganhará série live-action na Netflix

Diretor promete nova abordagem com ação e suspense
Cavayé é conhecido por obras como Um Amável Pão Duro e Nada a Esconder. Ele explicou que a inspiração para esta versão veio de um lugar inesperado: o thriller O Fugitivo, de 1993.
“Quero intensificar isso de uma forma que nunca foi realmente destacada em outras adaptações”, disse em entrevista ao Deadline. “O filme permanecerá fiel ao romance de Victor Hugo, ao mesmo tempo em que introduz códigos e dinâmicas de suspense, como a cena de perseguição em que Valjean rouba o pão”.
Com essa proposta, o diretor pretende unir o lirismo do original com a urgência e a tensão típicas de thrillers contemporâneos.
“O filme manterá o lado literário e dramático, a profundidade dos personagens e as questões sociais que estão no cerne da história, o que infelizmente continua cada vez mais relevante hoje em dia. Mas há um aspecto do romance que, em última análise, o torna uma história de aventura, ainda que com profundidade”, completou Cavayé.
Ao que tudo indica, Les Misérables de 2026 não será apenas mais uma adaptação. Será um épico moderno, visualmente impactante e fiel ao espírito de uma das maiores obras da literatura universal.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.