Depois de “O pegador de promessas”, a produções verde e amarelas voltaram a fazer sucesso no Festival de Cannes. Levante, filme que estrela Domenica Dias, filha de Mano Brown, ganhou o prêmio de “Melhor Filme de Estreia” na Semaine de la Critique. A competição aconteceu em uma agenda paralela a principal e é organizada pela Fipresci, Federação Internacional de Críticos de Cinema. Depois da premiação o filme vai vir com tudo para os cinemas brasileiros e já deixou os cinéfilos ansiosos com o trailer instigante.

Veja o trailer:

Divulgação: Vitrini Filmes

Além disso, o filme ganhou mais de 15 outros prêmios pelo mundo, entre eles “Melhor Filme Ibero-americano” em Palm Springs, “Melhor Filme” em Biarritz, em Montreal (Fierté), no Mix Brasil e no FestCine Aruanda, além de “Melhor Direção e Edição” no Festival do Rio. A trama encantou os críticos pela temática e abordagem realista de assuntos considerados delicados pela sociedade.

Sinopse

“Sofía, uma atleta em ascensão no vôlei, é impedida de seguir seu sonho depois de descobrir uma gravidez inesperada. Com uma proposta de jogar fora do país em pauta, a jovem de apenas 17 anos, pretende abortar a criança. Porém, com a pressão da comunidade, de líderes religiosos e conservadores e a criminalização do aborto no país, a jovem se vê ameaçada. Neste momento, a ajuda das suas amigas e família é essencial.”

“Levante” que chega ao circuito nacional no dia 22 de fevereiro já estreou em mais de 50 salas de cinema simultâneas. Produzida por Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França) e Cimarrón Cine (Uruguai). Por fim, a coprodução ficou por conta da Vitrine Filmes, Canal Brasil, Telecine e RioFilme com distribuição no Brasil pela Lira Filmes e Vitrine Filmes.

A maneira escolhida por Lillah Halla para dirigir o filme é o que torna tudo ainda mais especial e cria uma produção diferenciada. De acordo com os críticos da obra, o conjunto de performance, trilha sonora, edição e narrativa foram brilhantes. Nesse sentido, reafirmam o quanto o aborto é um direito das mulheres, que deve ser respeitado.