Em meio a uma semana sem estreias badaladas, a Netflix adicionou uma nova opção de avaliação para filmes e séries que estão em seu catálogo. O serviço de streaming inaugurou uma opção mais direta de avaliação do usuário e agora, além do “curtir” e “não gostei”, teremos o “like duplo”. A nova ferramenta não só avalia mais detalhadamente o filme ou série, como também ajuda o algoritmo da plataforma entender melhor os gostos e desgostos do usuário.
O sistema básico de “curtir” e “não gostei” substituiu o antigo modelo de estrelas que é o preferido de diversas empresas. Esse sistema já vem sendo criticado por diversos usuários e comunidades desde sua criação em 2017. Como resultado, a principal reclamação é a falta de precisão e opções de avaliações específicas do sistema básico.
Por isso a adição foi feita: para separar os conteúdos que o usuário gostou dos que ele realmente amou, como cita a diretora de inovação de produtos Christine Doig-Cardet em matéria publicada pela plataforma de streaming.
“Você gosta ou você ama? Quando você ama algo, você quer falar para sua família, amigos e colegas de trabalho. Você quer falar sobre isso em todas as redes sociais. E você quer mais disso o mais rápido possível.”
Como vai funcionar?
No mesmo ícone onde estão inseridos o “curtir” e o “não gostei”, será incluso o “like duplo” para os conteúdos que o usuário mais gostou. Na prática, o “curtir” se torna uma nota média entre o “Like duplo” e o “não gostei”.
Outra critica feita ao algoritmo da Netflix é o fato dele gerar as chamadas “bolhas”, onde só recomendam ao usuário aquilo que é semelhante a escolhas passadas, gerando assim, uma falta de diversidade nos conteúdos consumidos. Porém, para a diretora de inovação de produtos isso não é um problema
“Considere o Like Duplo como uma maneira de fazer um ajuste final nas suas recomendações, pra ver ainda mais séries ou filmes influenciados pelo que você ama. Se expresse e nos fale o que você está amando na Netflix.”
A nova opção de avaliação da Netflix tem previsão de chegar para todas as plataformas. No entanto, a ferramenta deve demorar alguns dias para abranger todos os usuários.