Deu o que falar! Nesta segunda-feira (15), Lil Nas X voltou a comentar sobre as polêmicas envolvendo “J CHRIST”, primeiro single do próximo álbum de estúdio do cantor. O clipe oficial da faixa agitou as redes sociais antes e após seu lançamento, no dia 12 de janeiro, recebendo diversas críticas por usar referências religiosas.

“Não quero necessariamente me desculpar, mas sim explicar como está a minha cabeça e onde ela esteve na semana passada”, pontuou o rapper logo no começo do vídeo.

Ele completou dizendo: “Quando fiz a arte [da capa do single] eu sabia que algumas pessoas ficariam chateadas, simplesmente porque religião é um assunto delicado pra muita gente. Mas eu também não tive a intenção de zombar, isso não foi um ‘danem-se vocês, danem-se os cristãos’. Não foi isso. Era literalmente eu dizendo ‘estou de volta, estou de volta como Jesus voltou’.”

Comparações nas redes

Durante a semana de lançamento, muitos internautas compararam o retorno de Lil Nas X com músicas já lançadas por outros artistas. Conhecidas por abrigarem referências à fé cristã em seus trabalhos, Madonna e Lady Gaga foram as mais citadas nas redes.

Quanto a isso, o cantor lembrou no vídeo que não é o primeiro e não será o último artista a se vestir como Jesus ou usar de tais referências em seus projetos. “Eu sei que, dada a minha história, vocês sabem, depois do vídeo de ‘Call Me By Your Name’, qualquer coisa que eu faça relacionada à religião será vista como zoação. Mas esse simplesmente não era o caso com ‘J CHRIST’.”

Recado para os fãs

Ao longo do vídeo, o rapper pediu desculpas por uma cena de comunhão presente no clipe que, para algumas pessoas, fazia analogia ao canibalismo. “Me perdoem por isso, foi exagerado. Eu não concordo com todas as regras do cristianismo. Eu sei que nem todo mundo segue o cristianismo 100% pelo livro [Bíblia] ou o mundo seria muito mais louco. Mas eu me desculpo por isso”, explicou.

“Não estou tentando fazer com que as pessoas fiquem do meu lado ou algo assim. Isso é mais pra limpar minha mente sobre minhas próprias decisões. […] Quero que meus fãs cristãos saibam que não sou contra vocês. Eu fui colocado nesta Terra para unir as pessoas e espalhar amor, e é isso que eu sou. Não sou nenhum tipo de demônio malvado que está tentando destruir os valores de todo mundo.”

Uma fan page brasileira do cantor legendou o vídeo completo no X, antigo Twitter. Para conferir o material na íntegra, basta clicar aqui.

*Redator em experiência sob supervisão de Lara Aguiar.