As plataformas de streaming diversificaram o formato das produções e aumentaram as opções de consumo.
Neste contexto, as minisséries oferecem narrativa ágil, tensão dramática e retorno satisfatório em manter os espectadores fisgados do início ao fim.
Na seleção abaixo, listamos 3 séries curtinhas para assistir no final de semana ou em apenas uma tarde.
Olhos que Condenam – Netflix
Na série baseada em fatos reais, autoridades criam uma narrativa para acusar, sem provas, garotos inocentes.
A produção foi lançada em 2019 na Netflix e conta a história do conhecido caso “Os Cinco do Central Park”. Em 1989, cinco adolescentes negros foram condenados por um estupro que não haviam cometido. A série abrange 25 anos de história, o momento da acusação, absolvição em 2002 e, por fim, quando eles processaram a cidade de Nova Iorque e receberam cerca de U$41 milhões de indenização em 2014.
Dirigido e escrito por Ava DuVernay, os quatro episódios são impactantes, viscerais e oferecem uma visão muito necessária sobre justiça social.
Deep Water – Netflix
A série é um drama australiano de mistério que segue a história de Tori Lustigman (Yael Stone), uma detetive que retorna à sua cidade natal para investigar o assassinato de um jovem homossexual. Ela e seu parceiro, Nick Manning (Noah Taylor), descobrem pistas que ligam essa morte a uma série de mortes, suicídios e desaparecimentos ocorridos em todo o planeta nas décadas de 80 e 90 e ao desaparecimento de seu próprio irmão.
A série aborda o preconceito de gênero e os aspectos negligentes da investigação policial na época, o que reflete em uma cultura generalizada de homofobia.
I May Destroy You – HBO Max
Arabella (Michaela Coel) é uma escritora promissora durante o dia e uma jovem que busca aproveitar cada segundo das festas que frequenta à noite. No entanto, depois que alguém faz com que ela tome uma dose de Boa Noite, Cinderela, a sua vida é afetada em absolutamente tudo: amigos, carreira e, acima de tudo, ela mesma.
Rodeada por um elenco competente, que inclui Weruche Opia e Paapa Essiedu, Coel oferece um retrato agonizante de uma mulher à beira do abismo. I May Destroy You é uma série pequena, mas extremamente interessante. Do ponto de vista feminista, trata de questões que ainda hoje precisam ser criticadas e denunciadas.