A São Paulo Escola de Dança (SPED) vai realizar, neste sábado, 07, o lançamento do livro “Corpo Mapa: Dança e Educação”. A obra, em formato e-book, será disponibilizada no site da SPED para acesso gratuito.

SPED é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa. Logo, este formato digital traz uma visão abrangente e multidimensional do universo da educação aplicada à dança. 

Com mais de 100 páginas, o livro também conta com artigos e fotografias dos estudantes. Assim, vai além de um relato pedagógico e torna-se um livro-arte. 

Sobre a obra 

As reflexões debatidas trazem visões teóricas de pesquisadores renomados aliadas às práticas pedagógicas desenvolvidas na São Paulo Escola de Dança. Além de Inês Bogéa, a organização conta com o superintendente educacional, José Simões. A revisão é de Flávia Fontes.

Dividido em duas partes,“Corpo Mapa: Dança e Educação” aborda temas amplos sobre dança e cultura, além das práticas educacionais da escola. Estudiosos como Regina Polo Müller, Denilson Francisco das Neves e Fabiana Raulino da Silva participam. Além deles, os integrantes do corpo pedagógico da SPED, como os coordenadores Junior Oliveira, Felipe do Amaral e a professora Andreia Yonashiro, tratam de temáticas que conectam o corpo à cultura, educação e arte.


Por fim, “Corpo Mapa: Dança e Educação” se une à biblioteca virtual da SPED, junto ao primeiro livro, “Diálogos e Práticas em Dança e Educação”. Logo, ambos disponíveis no site da instituição para download gratuito.

Organização

Inês Bogéa tem experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Além disso, desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. Também é diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social.

José Simões é professor, encenador e pesquisador nas áreas da sociologia do teatro e pedagogia do teatro, diretor teatral e dramaturgo. Graduado em artes cênicas pela Unicamp (1992); mestre em Comunicação e Semiótica PUC-SP (2001); doutor em artes pela USP (2007) e pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra (2010) e pela Fundação Carlos Chagas (2017). Coorganizador do Léxico da Pedagogia do Teatro e do livro Cidade e Espetáculo: A cena teatral luso-brasileira contemporânea.