Na semana em que nos despedimos de um dos maiores nomes do espiritismo, Divaldo Franco (1927-2025), o GeekPop News conta a história de uma líder religiosa pouco conhecida, mas com uma história que desperta curiosidade e interesse histórico. A historiadora goiana, Waldetes Rezende, é a autora do livro “Santa Dica: História e Encantamentos”, que conta a história de Benedita Cipriano Gomes, que se tornou conhecida como Santa Dica.
O livro narra a história da jovem que se comunicava com o mundo espiritual e se tornou uma líder religiosa no Estado de Goiás. Santa Dica fundou uma comunidade que se tornou um símbolo de religião e resistência social, no início do século XX. A autora narra a história com riqueza de detalhes, descrevendo uma figura enigmática que sempre despertou fascínio em algumas pessoas e medo em outras.
Enredo

Na obra, a autora narra a vida de Benedita desde o seu nascimento em uma fazenda na região de Pirenópolis. Sua família era pobre e fervorosamente católica. No entanto, segundo a autora, há relatos de fenômenos considerados sobrenaturais durante a infância de Benedita. Até que aconteceu o fato que mudaria a vida da menina e de toda a sua família.
Aos sete anos, após ser diagnosticada com uma doença grave, Benedita foi dada como morta, uma vez que seus sinais vitais não eram mais visíveis. No entanto, durante o velório, Benedita acordou. Essa “ressurreição” milagrosa tornou-se famosa na região, e a partir daquele momento Benedita se tornou uma figura religiosa. Ainda criança e durante suas juventudes, as pessoas passaram a procurá-la, pedindo sua bênção. A jovem Benedita, então, passou a ser conhecida como Dona Dica ou Santa Dica. Dica afirmava que se comunicava com anjos e agia orientada por eles.
A jovem passou a realizar rituais que chamavam a atenção, por reunir elementos tanto do espiritismo quanto do catolicismo. A liderança carismática levou à criação de uma comunidade em torno dela, que mais tarde se tornou o povoado de Lagolândia, próximo de Pirenópolis. O livro traz vários relatos de pessoas que conheceram Dica, assim como milagres atribuídos a ela.
Desse modo, a autora faz uma narrativa clara e concisa, abordando todas as alegrias e tristezas da vida de Dica, desde agressões e violências que ela sofreu devido à religião, até embates com a Igreja Católica e com líderes políticos locais. São apenas 185 páginas, onde Waldetes Rezende consegue traduzir com maestria uma vida repleta de realizações, que deixou um forte legado cultural.
O livro está disponível na Amazon.
Sobre a autora
Waldetes Aparecida Rezende é uma escritora brasileira e servidora pública. Aposentada da rede estadual de ensino de Goiás, nasceu em 1960, na cidade de Jandaia, Goiás. Casada e mãe de três filhos, é formada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduada em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira. Morou em Goiânia, Anápolis, até se mudar para o distrito de Lagolândia em 1982, onde reside até hoje.
Waldetes é autora de quatro livros: “Santa Dica: História e Encantamentos” (2009), “A Menina que falava com os Anjos” (2011), “Coração Goianiense” (2013) e “Festa do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito” (2021). Em suas obras, sempre relata personagens e elementos da cultura de Goiás. É membro da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM) e da Academia Literária de Pirenópolis.
Leia também: Conheça a história inspiradora da escritora Júlia Lopes de Almeida
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram