“Cordão de Aço não arrebenta fácil” (2025), livro de estreia de Bruno Gil Gonzalez, é um dos concorrentes ao Prêmio Kindle de Literatura. O Prêmio é uma iniciativa da Amazon para incentivar a publicação de livros inéditos no Brasil. A premiação também inclui o Prêmio Kindle Vozes Negras, que reconhece obras literárias de autores negros. 

As inscrições para a premiação vão até 31 de agosto de 2025. A organização deve divulgar os finalistas entre 23 e 27 de novembro. O anúncio do vencedor acontece em fevereiro de 2026. Bruno Gil Gonzalez é roteirista há mais de dez anos. Formado em publicidade, escreveu o filme Domingo à Noite, drama familiar protagonizado por Marieta Severo. Também é autor do roteiro de Da Porta Pra Fora, filme ainda em fase de captação de recursos.

Enredo

“Cordão de Aço não arrebenta fácil”, é a história de Cristina. Ela é uma enfermeira cínica que sonha em se tornar médica. Assim, enquanto tenta se equilibrar entre sua rotina de trabalho desgastante e os estudos, ela ainda lida com um pai alcoólatra. Cristina passa longas horas dentro do ônibus em São Paulo, se desdobrando para manter o seu cursinho pré-vestibular, apesar da falta de dinheiro.

Cristina se sente emocionalmente aprisionada pelo pai, desde que a mãe a abandonou quando ela era criança. Desse modo, Cristina se sente no dever de salvar o pai, mesmo que isso signifique abrir mão de seus sonhos. Cristina acaba perdendo o emprego e faltando ao vestibular por causa do alcoolismo do pai, e por isso, ambos chegam ao limite.

No entanto, o pai decide se reerguer e ajuda a pagar um novo cursinho e Cristina finalmente consegue uma vaga na Faculdade de Medicina. Porém, a vida universitária se revela mais desafiadora do que ela imaginava, e, além disso, o passado que ela havia tentado esquecer volta para assombrá-la. Uma história de desafios e superação, assim como de muitos brasileiros que enfrentam uma batalha diária. Cristina é uma protagonista para se torcer, com uma história de força e resiliência.