A editora Edições Sesc lançou a versão em português do livro “Para entender (quase) tudo sobre o clima”. Originalmente publicada em francês, a obra não apenas aborda a urgência das mudanças climáticas, mas também apresenta o tema de maneira clara e dinâmica. O trabalho vem da organização dos coautores Anne Brès, Thomas Wagner, mais conhecido pelo portal digital Bon Pote, e Claire Marc.
A explicação sobre as mudanças climáticas é feita de maneira visual e acessível. O livro, portanto, tem como principal objetivo combater a desinformação propagada por negacionistas nas redes sociais. Dessa maneira, transforma conceitos técnicos da ciência do clima em um conteúdo envolvente, voltado para todo tipo de leitor.
A iniciativa surgiu justamente da necessidade de oferecer respostas precisas a um público mais amplo. Para isso, o Instituto Nacional das Ciências do Universo do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) reuniu um divulgador científico familiarizado com a linguagem digital, uma mediadora científica especialista em síntese gráfica e diversos especialistas em ciência do clima. Assim, o projeto ganhou vida e se tornou um recurso valioso para quem deseja entender melhor as mudanças climáticas.

Entenda as mudanças climáticas de forma divertida
“Para entender (quase) tudo sobre o clima” apresenta dezenove capítulos em formato de perguntas ilustradas. Cada um busca responder uma pergunta diferente. Primeiramente, a questão “Existe um consenso científico a respeito do aquecimento global?” é apresentada, dando início à discussão da obra.
A obra, além de abordar temas essenciais, parte de métodos científicos e modelos climáticos testados. Com isso, consegue elucidar fenômenos, discutir os riscos de mudanças abruptas e, sobretudo, desvendar conexões entre eventos extremos e alterações climáticas.
Mais do que apenas informar, o livro propõe expandir o debate para além do ambiente digital. Como resultado, ele se torna um encontro entre comunicação e ciência. A professora Vivian Delfino Motta, mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), destaca que a obra é um convite para aprender mais. “[…] É um ponto de partida para se informar, se indignar e, sobretudo, buscar reverter coletivamente a urgência climática provocada pela humanidade. E isso precisa ser feito agora.”
Sobre os autores
A obra francesa é uma produção de três coautores, Anne Brès, Thomas Wagner e Claire Marc. Brès atua como gerente editorial especializada em comunicação científica, estratégia editorial e divulgação. Ela se dedica às questões ambientais e é reconhecida por sua capacidade de tornar acessíveis assuntos complexos.
Thomas Wagner é o fundador do portal midiático Bon Pote, um veículo que informa e alerta sobre o aquecimento global. Seu trabalho é conhecido por trazer informações e conteúdo inspirador sobre assuntos de ecologia.
Por fim, Claire Marc é cientista e comunicadora, fundadora da agência francesa Méduse Communication. Ela trabalha para tornar acessível conceitos científicos para o público geral, com o objetivo de ajudar pesquisadores a popularizar o seu trabalho de forma divertida.
Leia mais: Grandes nomes confirmados na Feira do Livro de SP 2025
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram