“Um Tiro na Colina” do jornalista Otávio Timm relembra a morte misteriosa do industrial Ivo Renaux. Em 30 de julho de 1949, Ivo foi encontrado morto em sua mansão. O livro marca os 75 anos da morte do empresário. Do mesmo modo, faz parte das comemorações de 70 anos do jornal “O Município”.

O caso Ivo Renaux chocou o Sul do Brasil na época, e foi destaque nacional em vários jornais como “O Globo”. Além disso, a mídia deu bastante atenção ao processo e a todo o julgamento, depois que consideraram Dagmar Renaux, a esposa, a principal suspeita do crime. Dagmar terminou sendo absolvida.

Dessa forma, Otávio Timm reuniu testemunhas inéditas com detalhes importantes. Uma delas foi Edla Boos, que era a única testemunha ainda viva, entre as que estavam na casa no dia do crime. Ela faleceu poucos meses após conceder a entrevista ao jornalista. Portanto, o testemunho de pessoas ligadas ao caso, dão ainda mais riqueza ao trabalho do autor.

Quem era Ivo Renaux

Crédito: Foto do Arquivo de Eduardo Alencar de Azambuja

Ivo Renaux era membro de uma das famílias mais tradicionais do setor têxtil brasileiro. Era casado e pai de três filhos. No entanto em 30 de julho de 1949, Ivo Renaux morreu aos 32 anos. A investigação concluiu que Ivo havia sofrido um ferimento causado por um tiro na cabeça. Dagmar Sylvia Renaux, esposa de Ivo, foi acusada do assassinato. O júri absolveu Dagmar por unanimidade após 16 horas de julgamento. Em entrevista recente ao jornal “O Município”, as filhas de Ivo e Dagmar afirmaram que sempre acreditaram na inocência da mãe.

Desse modo, a falta de provas levou ao encerramento do caso. Várias teorias sobre a morte do industrial foram levantadas ao longo dos anos. Uma das mais fortes é que o próprio Ivo tenha tirado a própria vida. O fato é que o que realmente aconteceu em 30 de julho de 1949, permanece um mistério.

Sobre o escritor

Otávio D’Ávila Timm nasceu em 2000, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí, trabalhou no jornal “O Município” da cidade de Brusque em Santa Catarina, onde ingressou ainda como estagiário. Otávio costuma realizar pesquisas sobre casos criminais e personagens importantes da cultura brasileira. Dessa forma, já colaborou com várias matérias, resultado de pesquisa histórica para o jornal em que trabalha. “Um Tiro Na Colina” marca sua estreia como escritor.