Obra documenta dados, indicadores e processos da política cultural da capital mineira
O livro “Observatório da Cultura de Belo Horizonte” tem lançamento marcado para esta terça-feira (3), às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH). Ainda mais, publicação da obra resulta da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Além disso, os professores Magnus Luiz Emmendoerfer e José Ricardo Vitória comandam a coordenação do livro. Durante o evento de lançamento, eles também apresentam a palestra “Dados e políticas culturais: o papel estratégico dos observatórios e das universidades”.
O livro também está disponível para compra em formato digital na página do Observatório da Cultura de Belo Horizonte, a partir desta terça-feira (3).
Mais sobre o livro
Em resumo, a obra sistematiza a experiência de criação do Observátorio da Cultura de Belo Horizonte, que aconteceu em 2024. Assim, a ferramenta atua gerando e publicando dados, indicadores, informações e estudos sobre a cultura da capital mineira. O objetivo do Observatório é qualificar os processos de formulação, monitoramento e avaliação das políticas culturais do município.
Ainda mais, a ferramenta assegura ao poder público, a pesquisadores e a gestores culturais o acompanhamento do desempenho do Plano Municipal de Cultura e da dinâmica cultural de Belo Horizonte. Por isso, o Observatório integra o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), que teve sua instituição em 2016.
Leia também: ️Bienal de Alagoas chega ao fim com lançamentos acadêmicos
Em adição, “Observatório da Cultura de Belo Horizonte” registra os fundamentos conceituais e as etapas metodológicas do processo. Além disso, a obra destaca os resultados alcançados pela plataforma, que é interativa e garante fácil acesso.
Serviço
Lançamento do livro “Observatório da Cultura de Belo Horizonte”
Data: terça-feira (3)
Horário: 18h30
Local: CCBB Belo Horizonte –Entrada pela Rua Cláudio Manoel, 2º andar, Teatro II
Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Versão digital disponível na página do Observatório da Cultura, no Portal PBH.
Imagem de capa: Prefeitura de Belo Horizonte (https://prefeitura.pbh.gov.br/)
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram