O Halloween, ou Dia das Bruxas, como chamamos em português, sempre foi um momento de grande expectativa. Mais do que isso, a magia dessa data encanta pessoas de todas as idades. Além de ser fã do gênero, o Brasil também é um grande criador de histórias aterrorizantes. Por isso, preparamos uma lista de livros nacionais de terror para você conhecer e se aventurar nesse universo sombrio!

Demônios –  Aluísio Azevedo

foto de capa do livro demônios de aluisio azevedo
Crédito: Escrita Fina

Um jovem escritor desperta de um sono profundo e percebe que há algo de errado na ordem natural das coisas. Estranhamente, o sol não raiou. O Rio de Janeiro está afogado em enorme escuridão e silêncio. Mesmo as estrelas estão começando a se apagar. A única vela que persiste acesa está a um fio de desaparecer. E a sua própria voz parece querer sumir. Diante da misteriosa noite que passa a dominar a cidade, o protagonista deste conto sai de seu quarto em busca de ajuda. Seus vizinhos, porém, estão todos mortos.

Assim, Demônios revela-se antes de mais nada um conto eletrizante e irresistível. Uma história que, apesar de escrita há mais de um século, mantém seu fascínio para os leitores contemporâneos, por dosar terror, suspense e romance numa linguagem fluida e inventiva.

Jantar Secreto – Raphael Montes

Crédito: Companhia das Letras

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. No entanto, o dinheiro está curto e o aluguel está vencido.

Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet, para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos. Levando, assim, ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

O Dama do Abismo – Daniel Ayres

Crédito: Divulgação

O Dama do Abismo é uma lenda dos sete mares. Um navio de casco negro, de capitão desconhecido, que nunca atraca nas cidades e parece não ter tripulação. Uma embarcação que carrega em seu interior morte, peste, loucura, doenças e pesadelos, vinda dos confins de um submundo desconhecido até por Lúcifer. O presente perfeito para o temível pirata Barba Negra.

Tomada por bravura ou ignorância, a contramestra de Barba Negra desbrava os becos mais sujos da Inglaterra, os bares mais imundos, ignorando avisos e bom senso para tomar o Dama do Abismo para seu senhor. E agora, terá que enfrentar as consequências.

Onde o Vento Faz a Curva – Larissa Brasil

Crédito: Amazon

Onde o Vento Faz a Curva narra a história de seis moradores de uma cidadezinha remota, localizada aos pés de uma serra. O enredo se desenvolve em torno da peculiar necessidade do vento fazer uma curva ao final do mundo, na última cidade esquecida pelo tempo. Caso o vento não vire, ele se perderá em um vazio imenso, capaz de preencher cada célula do corpo humano, trazendo consigo uma dor insuportável.

Ao longo da trama, uma série de pequenas histórias se entrelaçam, compondo um romance ambientado na enigmática Campo das Flores. A obra mistura com maestria mistério, suspense, humor, amor e toques de terror, criando uma atmosfera que prende o leitor do início ao fim. Dessa forma, cada personagem contribui para a construção de uma narrativa rica em detalhes e surpresas, onde o destino dos protagonistas está ligado aos caprichos desse vento misterioso.

O Auto da Maga Josefa – Paola Siviero

Crédito: Divulgação

São muitas as criaturas sobrenaturais que assombram o sertão: demônios, múmias, vampiros e chupa-cabras. E, ultimamente, para Toninho, um reconhecido caçador de demônios, herdeiro de uma linhagem antiga de outros caçadores.

Seu ofício, entre tantas outras especialidades, é viajar no lombo de sua mula encantada, Véia, levando sua peixeira mágica e caçando cada um desses seres onde quer que eles estejam trazendo confusão. Em uma dessas aventuras, Toninho conhece uma misteriosa mulher que acaba se tornando sua companheira de caçadas: Josefa é maga e, portanto, filha do sete-pele. Por isso, sua alma está condenada a ir para o inferno.

Mas tal origem não a impede de tentar expurgar o mal da Terra. Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas, informações sobre o passado dos dois vêm à tona, ora abalando, ora fortalecendo essa amizade.

A Lua É Sempre A Mesma – Vários autores

Crédito: Divulgação

A lenda dos lobisomens ressurge em uma antologia que transcende o tempo. Da Revolta da Vacina (Antirrábica) no começo do século XX, passando por caçadoras de lobisomens no interior do Brasil, lojas de discos de vinil, punks de coturnos nos anos 1980, a rotina burocrática de um escritório em Belo Horizonte e um trio elétrico com vetão nos dias atuais — adentrando até mesmo cenários futuristas cyberpunks, esta coleção nos lembra que a lua brilha para todos, mas que cada lobisomem tem seu fardo para carregar.

Prepare-se para uma jornada onde cada página desvenda um novo fragmento da eterna dança entre o humano e a fera.

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes