A Netflix decidiu investir nos animes coreanos, assim como já fez com os chineses. E o escolhido do momento, é o sucesso absoluto Lookism, uma Webtoom escrito e ilustrado por Park Tae-joon. A trama original saiu na internet em novembro de 2014.

Novidade para os fãs de animes japoneses

Primeiramente, apesar de parecer seguir a fórmula dos animes japoneses, as Webtoom, ou Manhwa (mangas coreanos) possuem sua própria personalidade, incluindo traços. Enquanto os japoneses utilizam traços que deixam os olhos grandes, os coreanos optam por um traço mais fiel ao natural, sem exageros, contudo, muito caprichados.

Uma história para nervos de aço

looksim
Imagem: Netflix

Indo direto ao ponto da trama, Lookism traz o protagonista Park Hyung Seok , um estudante do ensino médio, que sofre muito bullying por conta de sua aparência. E que de um dia para o outro acorda com um corpo lindo e alto de um modelo.

Apesar de parecer um enredo meio “Sherek”, acredite, o começo da história não é fácil de digerir. O autor não poupa esforços em mostrar o bullying em sua pior forma, parecendo que a humidade já não possuí salvação, de tanto que tratam mal Park Seok.

Sobrevivendo ao começo da história você irá se deparar no que é o ponto mais legal, a forma como o protagonista troca de corpo. Ele não se transforma como a Fiona em Sherek, ele possui dois corpos. E a mudança ocorre quando ele dorme, ou seja quando esta no corpo de modelo e dorme, automaticamente ele acorda no outro corpo onde quer que esteja.

Essa troca é genial por diversos fatores. Mostra nitidamente os dois lados da superficialidade humana. Quando Park Seok está em seu corpo bonito, ele é bem visto e bem tratado por todos, inclusive em sua escola onde faz enorme sucesso. Quando chega a noite, seu corpo bonito dorme, e ele acorda no seu outro corpo e vai trabalhar em uma loja de conveniência.

Nessa loja ele sofre os mesmo bullying de sempre, ou seja, apesar de mudar de corpo, ele sempre continua sofrendo o que sempre o atormentou. O anime não foca os mal tratos apenas no protagonista, pois em sua nova escola, outras pessoas sofrem o mesmo problema. E nesse ponto Park Seok quer se tornar amigos delas, mais precisamente de seu colega aspirante a rapper Duk-Hwa.

Construindo uma amizade verdadeira

A relação entre Park Seok e Duk-Hwa é a mais trabalhada durante os episódios até o final. O sonho de Duk-Wha é se tornar um Rapper como Eminem, apesar de seus talentos é totalmente subestimado por sua aparência. E sua parceria com Park Seok para fazer uma dupla musical, sem dúvidas e o ponto alto do anime. Isso mostra o quanto Sul Coreanos sabem trabalhar bem no quesito música até nos animes, já que são conhecidos mundialmente por suas bandas de K-Pop.

looism
Imagem: Netflix

E para aqueles que procuram “luta” em qualquer animes, mesmo um drama como esse, pode ficar tranquilo. Park Seok acaba entrando em algumas brigas com valentões e até gangues de sua escola, e graças ao seu novo corpo atlético, consegue se dar bem quase sempre. Quanto a animação, em partes de luta ou de movimento, o anime utiliza um efeito mais 3D, comum em algumas animações de luta, isso pode agradar ou desagradar algumas pessoas. Contudo, como esse não é um anime de luta, o resulta é excelente.

Vale a pena ?

Em primeiro lugar, se você possui sensibilidade com temas de bullying, talvez esse anime não te agrade. Pois é nítido que é feito para adultos, para expor temas de humilhação, mal tratos abusos em estudantes por conta de sua aparência ou posição social. Do outro lado desse sofrimento, você irá ver também um mundo em que os filhos valorizam os pais, onde as pessoas enxergam aa amizade e a beleza com o coração e não somente com os olhos.

O anime está com a primeira temporada completa com 8 episódios dublados na Netflix. Uma continuação ainda não foi confirmada, mas devido ao sucesso não deve demorar.

Se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.