Nada de Los Angeles, Nova York ou Londres. Budapeste é o cenário da vez nos filmes e, pode ser que você, caro leitor, já tenha se deparado com ela nas telas.

Afinal, o número de produções ambientadas na capital da Hungria só cresce. E é possível entender o porquê. No coração da Europa, Budapeste encanta com a beleza que concilia a arquitetura do passado com a do presente. Sob o rio Danúbio, a Ponte das Correntes, construída nos tempos que o território era de domínio da família Habsburgo, a divide em dois lados – Buda e Peste. Buda, ostenta o charme e a presença de castelos e edificações medievais. Peste, o moderno e a agitação da porção mais povoada da cidade.

O Monumento da Libertação, que já foi uma homenagem aos soldados da antiga União Soviética, é figura indispensável nas filmagens. E lá estava ele, em Operação Red Sparrow (2018). Outro ponto recorrente é o Parlamento, palco das decisões políticas do país e que se tornou vista para o longa nacional Budapeste (2009).

Além deles, Monte Carlo (2011), Blade Runner 2049 (2017), Perdido em Marte (2015)O Rei (2019) e Duna (previsto para ser lançado em outubro deste ano e que conta com Zendaya, Thimothée Chalamet e Jason Momoa nos papéis principais) foram alguns dos trabalhos gravados às margens do Danúbio.

A cidade ainda é citada em Os Vingadores (2012) e em Vingadores: Ultimato (2017) como fundo de um misterioso episódio entre Natasha Romanoff e Clint Barton e que promete ser desvendado em Viúva Negra, que chega aos cinemas brasileiros em 2021. Na adaptação dos quadrinhos da Marvel a elegância da metrópole europeia enche os olhos nos primeiros segundos de trailer.

Esse boom na procura de Budapeste com o intuito de que ela estampe projetos cinematográficos, sejam eles de grande orçamento ou não, seria resultado dos incentivos oferecidos pelo governo local, inclusive na forma de reembolso. Ao final das filmagens, todos os gastos são calculados e 25% do valor é devolvido ao estúdio pelos cofres públicos. Não é preciso dizer que a medida vem dando certo e que a capital húngara promete ser a nova estrela de Hollywood.

Em Viúva Negra, Budapeste é pano de fundo na história de Natasha Romanoff. Reprodução: Disney+ via Legado Marvel