O nosso CBLOL, infelizmente, chegou ao fim, porém, a sua nova fórmula, LTA SUL, já começou e entregou um dia cheio de jogos intensos e batalhas no limite.
Anteriormente, o formato do 1º split eram jogos em MD1 já em fase de grupos. Com a mudança para a LTA SUL, o 1º split, agora são partidas MD3, fearless draft, com sistema de eliminação dupla. Desse modo, os jogos de hoje foram Pain x LOUD na abertura do novo campeonato, e em seguida, VKS x Leviatán.
PAIN GAMING E LOUD ESTREIAM NA LTA SUL
Abrindo a LTA Sul, o primeiro confronto foi o clássico entre paiN Gaming VS Loud. Em formato de md3, o primeiro jogo esteve a todo vapor, afinal, são as boas vindas em um novo split.
Pelo blue side, a Loud teve mudanças no time, com Wiz assumindo a jungle, e Winsome sendo o suporte do Route. No draft, a Loud estava com:
- Robo: K’Sante
- Wiz: Seijuane
- Tinowns: Azir
- Route: Ezreal
- Winsome: Rell
Mantendo o mesmo time do split passado, afinal, o que dá certo não muda. A paiN Gaming estava pelo red side e jogou as suas apostas no combo.
- Wizer: Gnar
- Cariok: Nocturne
- Dynkedo: Orianna
- Titan: Corki
- Kuri: Alistar
Na nova season, os times precisam atingir alguns objetivos para conseguir a vantagem da bota. Então, pensando nisso, a paiN Gaming garantiu o first blood com o Titan. Ao decorrer da partida, os tradicionais estavam dominando, mas não durou muito.
Com paciência, a Loud conseguiu encontrar os erros da paiN Gaming e aplicar a sua vantagem em cima dos tradicionais, que não estavam conseguindo aplicar com precisão o combo Orianna e Nocturne. Isso acabou afetando um pouco a estratégia dos tradicionais e assim, a Loud vira o jogo a seu favor.
Ressurgindo depois de um começo complicado, a Loud pega o barão e garante a primeira vitória. O placar seguiu 1×0.

LEIA TAMBÉM: Na onda do Oscar: Adaptações de games já foram indicadas?
E A PAIN EMPATA A SÉRIE
Para o segundo game, a paiN Gaming escolheu o Blue side. A novidade a partir de agora, são os jogos fearless draft, proporcionado as escolhas de novos campeões e um draft totalmente diferente do jogo anterior. Com isso, a paiN Gaming aposta na zona de conforto, com:
- Wizer: Jax
- CarioK: Maokai
- Dynkedo: Ahri
- Titan: Ashe
- Kuri: Braum
Por outro lado, a Loud, jogando pelo red side, só precisava vencer um jogo para avançar na chave superior do campeonato. A Loud optou por:
- Robô: Jayce
- Wiz: Xhin Zhao
- Tinowns: Viktor
- Route: Jhin
- Winsome: Bardo
Nesse segundo jogo, a paiN Gaming novamente garantiu o first blood e o primeiro Dragão, buscando a vantagem da bota. Ao decorrer da partida, os tradicionais mostraram que estão no jogo, e conquistaram boas iniciativas com abates importantes para a partida. Por outro lado, a Loud não engatou nesse jogo e passou sufoco para conseguir ganhar alguma luta.
Diferente do primeiro jogo, nesse, a paiN Gaming demonstrou uma partida mais sólida. Os tradicionais não deixaram nenhuma chance para a Loud, conseguindo abrir uma grande vantagem no mapa e conquistando os objetivos. Então, com o barão, a paiN Gaming garante a vitória e empatar o placar, 1×1.
VITÓRIA DA PAIN
No terceiro e último jogo, a Loud escolheu ir pelo blue side. Ainda segundo o fearless draft, desse modo, a Loud buscou algumas mudanças em seu draft.
- Robô: Ambessa
- Wiz: Vi
- Tinonws: Gálio
- Route: Kai’Sa
- Winsome: Poppy
Enquanto isso, a paiN Gaming manteve o conforto em suas escolhas de campeões.
- Wizer: Renekton
- CarioK: Wukong
- Dynkedo: Swain
- Titan: Tristana
- Kuri: Rakan
Ambos os times estavam jogando com cautela, pois pelo último jogo, qualquer erro é fatal. Nesse game, teve muita troca pelo mapa e os dois times estavam com boas chances de vitória.
Por fim, mesmo com as tentativas da Loud, a comp da paiN Gaming escalou melhor nessa partida. Demonstrando que o nível do time ainda está acima da média, os tradicionais garantem a vitória e avança na chave superior, com o placar 2×1.

A maior mudança e a mais hypada para esse campeonato está com o fearless draft. Agora, os times podem diversificar em suas escolhas, possibilitando o pick de novos campeões. Durante a coletiva, Aoshi, coach da Loud, contou ao GeekPop News, como será a adaptação do time nesse novo formato.
Eu acho que é um desafio. Nós temos alguns players que tem dificuldades de pegar campeões diferentes ou variar os campeões que eles jogam. Mas isso é algo que a gente já tem conversado e testado em treinos. Então, no tempo certo a gente vai desempenhar bem.
–Aoshi, Coach da Loud durante coletiva de imprensa
VIVO KEYD STARS E LEVIATÁN ENCERRAM O PRIMEIRO DIA
Seguindo o cronograma de enfrentamentos do dia, a segunda partida do dia foi entre Vivo Keyd Stars e Leviatán, time presente na LTA SUL, que veio da antiga LLA (A extinta liga de League of Legends da Américo Latina). Além disso, o suporte da Leviatán, Prodelta, é o antigo suporte da VKS, que foi substituído pelo suporte Europeu Trymbi para o ano de 2025.
No primeiro jogo, o time brasileiro estava pelo blue side, com uma comp confortável, estilo brasileirinho, a Vivo Keyd Stars estava com:
- Boal: K´sante
- Disamis: Sejuani
- Kisee: Viktor
- Morttheus: Ezreal
- Trymbi: Alistar
Por outro lado, defendendo a sua região, a Leviatán estava pelo red side e buscando uma comp que escalasse melhor.
- Zothve: Gnar
- Scary: Maokai
- Cody: Corki
- Ceo: Kai´sa
- ProDelta: Rakan
Nessa partida, a Leviatán dominou do início ao fim e não deixou nenhuma chance para a VKS. O time argentino esteve no controle do mapa e realizando todos os objetivos. Assim, a VKS não teve muitas chances de reação e a partida encerrou com a vitória da Leviatán e o placar 1×0.
A VIVO KEYS STARS EMPATA A SÉRIE
No segundo game, a Vivo Keyd Stars permaneceu pelo blue side. Ainda seguindo o fearless draft, o time escolheu uma comp confortável, então, veio com:
- Boal: Ambessa
- Disamis: Viego
- Kisee: Azir
- Morttheus: Varus
- Trymbi: Braum
Ao mesmo tempo, defendendo o red side, a Leviatan trouxe uma escolha interessante pelo mid.
- Zothve: Jayce
- Scary: Wukong
- Cody: Aurora
- Ceo: Miss Fortune
- ProDelta: Bardo
Diferente do primeiro jogo, neste segundo game, a VKS dominou a partida, de tal forma que, com uma partida sólida, o time brasileiro esteve com vantagens nas lanes e conseguiu engatar boas lutas na partida. Já o time da Leviatán sofreu um pouco nesse game e não conseguiu encontrar bons engages contra a VKS.
Portanto, a Vivo Keyd Stars empata o jogo e carrega para mais uma partida. Placar 1×1.
LEIA TAMBÉM: Confira o que rolou na Developer Direct 2025 do Xbox

A LEVIATÁN VENCE A SÉRIE
Por fim, com 30 bans, e também devido ao fearless draft, a Leviatán escolheu jogar pelo blue side no terceiro e último dia do jogo.
- Zothve: Renekton
- Scary: Vi
- Cody: Ahri
- Ceo: Aphelios
- ProDelta: Rell
Já pelo red side, a Vivo Keyd Stars mudou um pouco a sua comp, mas ainda pensando em escalar para a vitória.
- Boal: Jax
- Disamis: Pantheon
- Kisee: Vladimir
- Morttheus: Zeri
- Trymbi: Poppy

O terceiro game esteve marcado por seguranças. Ambos os times estavam jogando mais clean e buscando as melhores oportunidades, pois uma decisão errada levaria a derrota para o time.
Ambos os times tiveram um bom início de jogo, com boas trocas. Mas ao decorrer do game, a VKS conseguiu melhorar a sua estratégia de jogo e garantiu boas lutas, assim, eles passaram a ter vantagem na partida.
No entanto, essa vantagem da VKS não durou por muito tempo. A Leviatán entendeu onde estavam os erros da VKS e conseguiu reverter a situação. Com o buffet do barão, a Leviatán garante a vitória e encerra com o placar 2×1.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.