Lux, irmã de Pedro Pascal vive protagonista trans em Miss Carbón, drama biográfico que vai estrear no Netflix
Lux Pascal, conhecida por seu trabalho na televisão e por ser irmã do ator Pedro Pascal, estreia como protagonista no cinema com o drama Miss Carbón. A produção, baseada em uma história real, marca não apenas sua entrada no audiovisual de maior escala, mas também representa um passo importante para a representatividade trans em papéis centrais.
O filme, que estreia nos cinemas espanhóis neste mês e chega à Netflix ainda este ano, já chama atenção pela intensidade emocional da atuação de Lux e pela força da história que retrata.
Baseado em fatos reais, Miss Carbón acompanha a trajetória de Carlita Rodríguez, uma mulher trans que se tornou a primeira mineradora de carvão em sua cidade natal, Río Turbio, na Argentina, em 2008. Lux Pascal, de 33 anos, interpreta Carlita num papel que, segundo ela, exigiu mais do que entrega técnica, foi também uma jornada pessoal.
“Eu tinha um pouco de medo porque queria muito expandir minhas possibilidades como atriz”, disse em entrevista ao The Hollywood Reporter. Inicialmente hesitante por se tratar de uma narrativa de transição, Lux decidiu aceitar após conhecer a verdadeira Carlita. “Quando a conheci, fiquei hipnotizada por esse ar de decepção com a forma como o mundo a tratou”, disse.
Lux Pascal: a jornada de uma atriz trans ao cinema
A diretora Agustina Macri escolheu Lux como sua primeira e única opção para o papel. Ela elogiou o comprometimento da atriz em dar autenticidade à personagem desde as primeiras leituras do roteiro. Segundo Macri, “ela estava atenta a cada detalhe e frequentemente propunha mudanças sutis no roteiro que tornavam a personagem mais honesta e realista”.
Ainda de acordo com a diretora, foi a combinação entre a experiência pessoal de Lux e sua sólida formação profissional, ela é graduada pela prestigiada Juilliard School, que garantiu à Carlita da ficção uma dimensão única e profundamente humana.
Além disso, o drama vivido em cena dialoga diretamente com a própria trajetória de Lux, que também carrega marcas de resistência e afirmação de identidade. Caçula de quatro irmãos, ela enfrentou perdas significativas na infância — como o suicídio da mãe — e encontrou na atuação uma forma de expressão e superação.
Por fim, Miss Carbón também simboliza, de maneira afetiva, um reencontro artístico com o irmão Pedro Pascal, que, mesmo fora do elenco, acompanha de perto a carreira de Lux e a apoia publicamente, reforçando os laços familiares dentro e fora das telas.
“Ver a Srta. Carbón parece um ensaio para nós”, afirmou Pedro ao The Hollywood Reporter, revelando o desejo de dividir as telas com ela em breve. Lux compartilha da vontade. “Seria lindo finalmente nos envolver nas conversas que tínhamos quando eu era criança e ele era um jovem adulto, e nós dois sonhávamos com filmes”, lembrou.

Carreira em ascensão e a força para viver sua verdade
Além de Miss Carbón, Lux já planeja os próximos passos. Atualmente, ela filma Love & Chaos, comédia romântica independente em inglês.
Além disso, a atriz também revela interesse em projetos maiores, como atuar em um filme de terror, entrar para o universo de O Senhor dos Anéis e até interpretar Jean Grey em uma futura produção dos X-Men. “Eu me sinto tão conectada a ela, tanto física quanto mentalmente”, disse, mencionando a transformação da personagem em Fênix como metáfora de superação.
Nos últimos anos, Lux Pascal tem ganhado visibilidade tanto por sua atuação quanto por sua presença em eventos internacionais. O apoio público do irmão, Pedro Pascal, também reforça sua projeção, especialmente em momentos de enfrentamento a ataques transfóbicos.
LEIA MAIS: Pedro Pascal responde críticas por papel em Quarteto Fantástico
Questionada sobre o impacto de ser uma mulher trans na indústria, ela afirma:
“Principalmente agora, existe definitivamente uma pressão para que garotas como eu vivam em segredo, no sentido de não falar sobre suas identidades”. Pedro, por sua vez, a incentivou a ser fiel a si mesma. “Ele diz: ‘No fim das contas, você só precisa ser você mesma, e é aí que o mundo realmente começa a se unir para você’”.
Com uma carreira promissora pela frente e um papel de estreia que carrega emoção e relevância social, Lux Pascal parece determinada a trilhar seu próprio caminho, com talento, coragem e autenticidade.
Imagem de capa: Tristan Fewings/Getty Images
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.