M. Night Shyamalan é um cineasta, roteirista e produtor indiano-americano, conhecido por seus filmes de suspense e terror com elementos sobrenaturais. Nessa lista temos filmes icônicos como incluindo “O Sexto Sentido” (1999), “Split” (2016) e “Vidro” (2019), além de vários outros sucessos. Dessa forma, ele é considerado um dos diretores mais importantes da década de 1990 e 2000 justamente por suas obras mais famosas.

O primeiro filme dirigido por M. Night Shyamalan foi “Praying with Anger” (1992), que além de dirigir também atuou. Ele tinha 22 anos à época. A sinopse oficial do filme diz: “Um adolescente americanizado e alienado de herança da índia oriental é enviado de volta à Índia, onde descobre não apenas suas raízes, mas muito sobre si mesmo.

Entre todos os sucessos, “Vidro” é o maior de todos quando olhamos somente a bilheteria. Ele arrecadou cerca de 246 milhões de dólares em todo o mundo. Mas em popularidade podemos dizer que depende muito do quesito. Sobretudo, “O Sexto Sentido”, que tem bastante apelo e popularidade entre o público. Além disso, foi indicado em seis categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante (Heley Joel Osment), melhor atriz coadjuvante (Toni Collette) e melhor montagem. Acabou não levando nenhuma estatueta naquele ano, nem no Globo de Ouro.

Origem indiana e vida na Pensilvânia

O diretor nasceu em Pondicherry, Índia, em 1970 e era filho de médicos indianos. O casal mudou-se para os Estados Unidos quando Shyamalan tinha apenas seis anos de idade, e foi criado em Philadelphia, na Pensilvânia. Ele estudou na “New York University’s Tisch School of the Arts”, porém, seus pais não imaginavam que essa carreira poderia ser tão boa para ele.

Em entrevista a CBS Sunday Morning, Shyamalan disse que era muito complicado seus pais aceitarem essa profissão, já que não havia precedentes. Eles moravam na Costa leste, ele era indiano e imigrante, como poderia dar certo? Essa era a questão. Ele diz ainda ao entrevistador que quando contou ao seu pai que iria para a NYU Film School, seu pai não falou nada, ficou calado e assistindo TV.

M. Night Shyamalan quem é
Heley Joel Osment e Bruce Willis. Imagem: Divulgação

Controvérsias

Houveram algumas controvérsias na carreira de Shyamalan ao longo do tempo. Além dos problemas com críticos, que dizem que seus filmes são previsíveis demais e não vivem à altura de seu potencial. Há também problemas com atores e equipe. Existem relatos na mídia de que Shyamalan é difícil de trabalhar e que houve atritos com atores e equipe em alguns de seus projetos.

Alguns problemas mais recentes envolvem representação étnica. Críticas envolvendo a representação de personagens de minorias étnicas em seus filmes. Ou ainda, por representarem personagens com necessidades especiais de forma estereotipada ou ofensiva.

Essas questões dividem opiniões nos Estados Unidos, e entre críticos e fãs do diretor. O mais recente trabalho dele é no filme “Batem à Porta”, e você pode ler nossa crítica aqui.