Os “Mamonas Assassinas” foram uma banda de rock humorístico brasileira formada em Guarulhos, São Paulo. A formação original começou a tomar forma no final dos anos 1980, com a formação da banda Ponte Aérea, e que posteriormente mudaria para “Banda Utopia”.
A formação do nome “Mamonas Assassinas” aconteceu por acaso em 1994, quando na busca por um nome novo Samuel Reoli sugeriu “Mamonas Assassinas do Espaço“. Claro que o nome era grande demais, e acabou sendo reduzido ao nome que de fato ficou. O grupo era conhecido por suas letras engraçadas e irreverentes, e por ter em seus discos músicas contagiantes. Na formação original estavam Dinho (Alecsander Alves), Bento Hinoto (Alberto Hinoto), Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira), Júlio Rasec (Júlio César Barbosa) e Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira).
Carreira meteórica
A carreira dos Mamonas Assassinas foi curta, porém, intensa e marcante. Rapidamente se tornaram uma das bandas mais populares do Brasil, com músicas com letras polêmicas para a época e danças irreverentes que conquistaram um grande público de todas as idades.
Lançado em 1995, “Mamonas Assassinas” foi o álbum de estreia e único álbum de estúdio gravado pela banda brasileira. O sucesso foi tão grande que o disco superou a marca de três milhões de cópias vendidas. O álbum ainda é um dos mais vendidos da história das bandas nacionais.
Sucesso entre os jovens, a atração participou dos maiores programas de TV do Brasil, como Domingo Legal, Programa do Jô, Domingão do Faustão, Programa Livre, e várias rádios do país e fora dele.
O Acidente
Na manhã de 02 de Março de 1996, um acidente de avião acabou com o sonho da banda e de todos os fãs. O acidente que matou os integrantes e tripulação ocorreu durante em um voo particular que saiu de São Paulo para Brasília. O avião da banda caiu em uma região montanhosa próxima à cidade de São Paulo, na Serra da Cantareira. Um local de difícil acesso e de mata fechada. Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Civil e fãs ajudaram no resgate dos corpos.
A notícia da morte dos integrantes parou o país. Uma grande comoção pairou sobre o Brasil naquela data, era inacreditável que uma das maiores bandas da atualidade pudesse estar naquele acidente trágico. O sepultamento que ocorreu no dia 04 de Março reuniu mais de 60 mil fãs no Cemitério Parque das Primaveras em Guarulhos.
Músicas de sucesso (mesmo com palavrões)
Algumas das músicas mais famosas dos Mamonas Assassinas incluem: Robocop Gay, Sabão Crá-Crá, Sapo Cururu, Uma Arlinda Mulher, Jumento Celestino e Pelados em Santos. Algumas músicas continham teor sexual, e outras palavrões, mas na época isso não foi impedimento para que rapidamente todos soubessem as letras. Talvez pelo jeito simples e inocente que a banda tratava dos temas, talvez pela capacidade de tornar letras pesas em críticas sociais.
Estas músicas tornaram-se clássicos da música brasileira e ainda são ouvidas e apreciadas por fãs antigos e novos. Eles são lembrados com carinho pelos fãs como uma das maiores bandas de humor do Brasil. O legado deixado pelas músicas e pela maneira de fazer seus shows inspiraram outros artistas a ousar e trazer mais conteúdo engraçado em suas letras.