Desde a morte de Akira Toriyama no início deste mês, rumores surgiram acerca de um possível hiato para o mangá de Dragon Ball Super. Isso porque, enquanto criador da franquia, Toriyama auxiliava nos roteiros da nova fase. Recentemente algumas fontes confirmaram a pausa, como por exemplo um dos tradutores da MANGA Plus, revista da Shueisha, que é a editora responsável pela publicação de Dragon Ball desde 1984, bem como da mais recente série de mangá Dragon Ball Super.

De acordo com o anúncio, o hiato já estaria planejado para a próxima edição da V Jump:

Conforme divulgado, Dragon Ball Super entrará em hiato na edição da V-Jump do próximo mês (volume #6). No entanto, ainda não há indicação se será uma pausa de um mês ou um hiato indefinido para a série.

Momento de incerteza na franquia de Dragon Ball

Como já era de se esperar, Dragon Ball Super é um fenômeno global, que alcança audiências de todas as idades desde seu início em 2015. O ilustrador escolhido para a nova série foi Toyotarou, mangaká japonês com diversos trabalhos relacionados à franquia anteriormente. Assim, ele assumia a frente da produção juntamente com Toriyama, que liderava a criação e vinha supervisionando partes fundamentais da publicação, tais como enredo e criação de personagens.

dragon ball super
Foto: 2022 DRAGON BALL SUPER Film Partners / Adoro Cinema

Nesse sentido, agora a direção da série se depara com incertezas, uma vez que Toyotarou, considerado o “sucessor” de Toriyama, precisará de tempo para reestruturar a produção.

No dia de ontem (20), a MANGA Plus trouxe em sua sexta edição do ano o volume 103 de Dragon Ball Super. Na aba de informações, constava que o próximo capítulo seria lançado no dia 20 de maio, às 20:30. Contudo, a informação foi posteriormente apagada, e agora consta novamente a confirmação de um hiato, sem previsão de retorno.

Sobre a franquia

Dragon Ball é uma franquia de mídia japonesa criada por Akira Toriyama. Inicialmente como uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, a história foi adaptada para anime pela Toei Animation em duas séries: Dragon Ball e Dragon Ball Z. Transmitidas no Japão de 86 a 96, elas seguem as aventuras de Goku desde sua infância (Dragon Ball) até a idade adulta (Dragon Ball Z).

A editora Shueisha serializou o mangá de 1984 a 1995, na revista Weekly Shonen Jump. Posteriormente, a publicação foi em tankōbon, totalizando 519 capítulos em 42 volumes. O anime de Dragon Ball foi adaptado a partir dos primeiros 194 capítulos, enquanto Dragon Ball Z contempla os últimos 325 capítulos.

Entre os anos 90 e 2000, a história de Goku continuou com diversas outras produções de animes, sendo elas Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai, Dragon Ball Super, Super Dragon Ball Heroes e Dragon Ball DAIMA, que está previsto para estreia ainda em 2024.

Atualização da matéria em 21/03/2024, às 15h35min