Berserk é a obra máxima de Kentaro Miura, mas mesmo ele comete alguns erros no planejamento e por fim, acaba tendo que udar alguns pontos da história. E é sobre isso que iremos falar hoje, o capítulo perdido do mangá de Berserk.

Mangá review: Berserk | O capítulo perdido;

Deus, a Ideia do Mal
Reprodução: Dark Horse Manga

Atualmente o mangá de Berserk possui 373 capítulos, 374 caso você esteja lendo depois do dia 22, mas um deste capítulo acabou sendo totalmente excluído da obra, pelo próprio Kentaro Miura. O capítulo que estamos falando é o 83, que originalmente estaria no volume 13 do mangá, mas acabou sendo removido nas reimpressões futuras.

Neste capítulo conhecemos o tão adorado Deus do universo de Berserk, a Ideia do Mal. Ele conta a sua história e como manipulou os descendentes de Griffith, para que ele acabasse com Behelit e se tornasse o escolhido de Deus. O capítulo acontece durante o Eclipse, no qual Griffith se torna o quinto membro da Mão de Deus, Femto.

Mangá review: Berserk | O capítulo perdido;

Deus, a Ideia do Mal
Reprodução: Young Animal

Leia também:

Berserk | Novo arco do mangá começa em setembro

Com o título de “God of the Abyss (2)“, ou na tradução literal “O Deus do Abismo (2)”, Miura explica a origem de Deus e como ele rege aquele mundo. De primeiro momento, enxergamos apenas o seu núcleo e depois, vem a explicação que todo aquele ambiente que Griffith está é o corpo de Deus. Entendemos que ele não existia e criou a humanidade, como é em diversas religiões. No universo de Berserk, a humanidade desejava tanto um Deus ou uma entidade que a partir deste pensamentos, desejos e ideias, Deus foi criado. Sim, em Berserk o homem criou Deus e não o contrário.

Mangá review: Berserk | O capítulo perdido;

Deus, a Ideia do Mal
Reprodução: Dark Horse Manga

Deus, a Ideia do Mal, conta Griffith que está lá a espera dele, que manipulou todos os acontecimentos do mundo para que os guiassem até aquele momento. E que ele era o Escolhido e Deus realizaria suas vontades, já que as ações de Griffith podem trazer a salvação ou a destruição da humanidade. E assim, o que ele quisesse desejar seria o desejo de Deus também. Por fim, Griffith acaba por desejando asas, algumas teorias apontam que é uma alusão a liberdade e que ele não queria seguir um destino marcado. Porém, nunca teve uma confirmação de fato por Miura e anos depois, o autor pediu a remoção do capítulo, nas futuras reimpressões do mangá. Ele nunca substituiu ou criou algo novo para este capítulo 83 e com isso, surgiu a história do capítulo perdido de Berserk.

Mas, porque, o capítulo foi removido?

Bom, de acordo com o próprio Kentaro Miura, o capítulo 83 limitava a história para o futuro de Berserk. A criação de um Deus e ser daquela maneira, não era algo que viu como um acerto. Durante anos, ele ponderou se manteria ou mudaria este capítulo, mas no final resolveu por retirá-lo de todas as futuras republicações e reimpressões. Tanto que, se você leitor conferir os mangás mais recentes, lançados pela Panini, não existe o capítulo 83.

Então a ideia inicial de Miura era num futuro melhorar ou até mesmo voltar a usar esse plot da Ideia do Mal, nos capítulos mais adiante do mangá. Mas, devido ao falecimento precoce do mangaká, não sabemos se Kouji Mori voltará a usar esse plot antigo ou se Miura realmente descartou essa parte. O que podemos concluir é que sim, o capítulo 83 se tornou o lendário capítulo perdido de Berserk, por motivos autorais.

Mangá review: Berserk | O capítulo perdido;

O novo Bando do Falcão
Imagem: Kentaro Miura

E então, vocês conheciam a história deste capítulo perdido? Já leram o capítulo 83 do mangá?

Por fim, E se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.