Em entrevista exclusiva, a atriz conta como é viver a personagem Glimmer em The Hunger Games: On Stage
Não é de hoje que a saga de Jogos Vorazes conquista fãs ao redor do mundo. Após encantar com livros e adaptações cinematográficas, agora a história de Suzanne Collins chega aos palcos de teatro pela primeira vez com “The Hunger Games: On Stage”, em Londres.
O elenco da peça conta com a brasileira Mariana Lewis. A atriz é formada pela Guildhall School of Music and Drama – e se concentra principalmente na interpretação dramática. Além disso, também já conquistou seis prêmios de “Melhor Atriz” em festivais internacionais. No espetáculo teatral, ela interpreta a personagem Glimmer, tributo carreirista do Distrito 1 no primeiro livro da saga literária.
A garota tributo do Distrito 1, parecendo provocadora em um vestido dourado transparente, anda até o centro do palco para se juntar a Caesar para sua entrevista. Você consegue afirmar que seu mentor não teve problema algum em bolar um ângulo para ela. Com aquele loiro flutuante, olhos verde esmeralda, seu corpo alto e exuberante… ela é totalmente sexy. (Jogos Vorazes, capítulo 9)
Em entrevista exclusiva ao GeekPop News, Mariana descreveu seu processo de preparação para personagem e seu cotidiano no The Hunger Games: On Stage. Além de revelar curiosidades sobre os bastidores e a responsabilidade de representar o Brasil nos palcos.
Leia também: Resenha | Amanhecer na Colheita: Como Haymitch virou mentor?
Formato do palco 360º e efeitos especiais são pontos altos da adaptação teatral
As apresentações de Jogos Vorazes estão acontecendo em Londres, no Troubadour Canary Wharf Theatre. O teatro foi construído especialmente para a peça, com o intuito de imitar uma arena com efeitos imersivos.
Dessa forma, a produção conta com um palco totalmente circular, em 360º, criado para reproduzir a atmosfera dos jogos. Além disso, cada arquibancada da plateia representa um distrito de Panem, de modo que a primeira corresponde ao Distrito 1, a segunda ao Distrito 2 e assim por diante. De acordo com o Los Angeles Times, a montagem e produção da peça tornam a história de Jogos Vorazes ainda mais sangrenta e brutal.

Crédito: Johan Persson
Sem dúvida essa adaptação no cenário já chama atenção dos telespectadores e fãs, entretanto, Mariana Lewis destacou que “dois dos distritos se mexem e abre para formar um palco, como se fosse uma passarela gigante. Os efeitos especiais e o elenco são incríveis. Tem música, tem dança, tem muita luta e eu grito muito por isso estou até rouca!”.
A atriz relatou que os ensaios também eram realizados no modelo 360º, sendo que o formato torna a dinâmica da atuação mais “libertadora” e “divertida” para ela. Ademais, Lewis acrescentou que o Conor McPherson, dramaturgo responsável pela adaptação teatral de Jogos Vorazes, analisou a atuação do elenco para compor o roteiro dos personagens, assim concedendo uma liberdade criativa para os atores.
Leia também: Jogos Vorazes | Como a nova peça teatral amplia o universo de Panem
Para Mariana Lewis, sua Glimmer é intensa e determinada

Ao estudar a personagem, Mariana contou que leu os livros de Jogos Vorazes pela primeira vez, além de rever o filme. Sendo assim, durante a preparação e ensaios, a atriz concluiu que sua Glimmer difere das versões da obra literária e do filme. Apesar de no livro ser destacada como uma personagem que chama a atenção pela beleza e como carreirista, na adaptação cinematográfica ela “já tem uma pegada mais menininha, princesinha, que está sempre sorrindo”, analisa Mariana.
E eu não queria fazer esse personagem fofinha, bonitinha […] Então eu falei, ‘Pô, ela é Distrito 1. Ela treinou para isso a vida inteira. Porque eles são carreiristas. Eles são dedicados e esperam que vão ser eleitos para ir aos Jogos’. A minha Glimmer, ela sabe o que quer.
Por conseguinte, Mariana descreveu que a relação de Glimmer com o Marvel – tributo masculino do Distrito 1 – também foi mais destacada na peça. Além disso, ressaltou a dinâmica da personagem com a protagonista, Katniss Everdeen.
A Glimmer tem essa raiva pela Katniss, porque ela recebe todos os aplausos na entrevista e atenção do Presidente Snow. E a Glimmer acha isso insano, porque pensa “eu estou linda, toda de ouro, como que ela [Katniss] está recebendo essa atenção?”. Então, já tem essa raiva acumulada.
É evidente – e contagiante – o carinho de Mariana com sua personagem e o universo de Jogos Vorazes. A atriz conta que quando recebeu o convite foi “uma loucura”, e não só está sendo surreal realizar as apresentações, como também está animada para o decorrer da temporada. Além disso, enfatizou que deseja que os fãs brasileiros possam ver a peça em algum momento e, caso tenham a oportunidade de assistir em Londres, será um prazer conversar com todos após a apresentação.
É uma peça incrível, eu pessoalmente nunca assisti nada igual! Estou muito feliz também em representar o Distrito 1 – o melhor distrito, na minha opinião! (risos)
Confira a entrevista completa com Mariana Lewis no YouTube
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Imagem de capa: Divulgação/The Hunger Games: On Stage