O representante do Brasil no Oscar 2023 já foi decidido, é “Marte Um”, filme de Gabriel Martins. Essa é a primeira vez que um diretor preto é escolhido para representar o país na maior premiação do cinema.
“Marte Um” conta a história de “Deivin”, um garoto inteligente que tem o sonho de se tornar integrante do projeto da Nasa, Mars One, de colonização do planeta vermelho. Mas esse sonho bate de frente com os sonhos e desejos de seu pai, que almeja para o filho a vida como jogador de futebol.
Leia nossa crítica do filme “Marte Um”
“Estamos vivendo um momento de muita honra, e muita felicidade, a mim pessoalmente, pela Filmes de Plástico e por toda a equipe do filme, porque estamos abrindo portas e sem dúvida alguma deixando um rastro de esperança e vontade para quem está chegando agora para fazer cinema, em um momento em que podem estar desacreditados de até onde um filme pode chegar. Então essa seleção é o resultado do trabalho de muita gente, e eu acho que esse é o sentimento mais importante, pois MARTE UM definitivamente não é um filme que está caminhando sozinho, é o trabalho de muita gente que quer que esse filme voe longe e é isso que representa para mim o que o cinema brasileiro pode ser, uma força coletiva linda e resistente e que não deixa nunca de sonhar com um futuro lindo para a nossa arte.”, diz o diretor Gabriel Martins.
Filmado em Belo Horizonte e Contagem, o longa tem uma fotografia simplista, que retrata o dia a dia das famílias das periferias brasileiras. Um roteiro inteligente, ousado, que toca em temas com cicatrizes profundas na nossa sociedade e que transmite para a tela esse sentimento.
De acordo com Bárbara Cariry, presidente da comissão, “foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. “MARTE UM” sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”.
Sinopse
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Por fim, quer saber mais novidades do mundo dos games e animes? Então já sabe, fique de olho no nosso portal e nos siga no Instagram.