A maior premiação do cinema está chegando e as apostas para os vencedores da categoria Melhor Ator Coadjuvante são grandes, afinal, a categoria possui atores de peso em sua indicação. Vamos conhecer um pouco sobre a trajetória dos indicados?
A categoria Melhor Ator Coadjuvante é entregue em honra a um ator que realizou uma atuação impecável em um papel secundário no cinema. O último vencedor na categoria foi o ator Ke Huy Quan, com seu papel em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
Robert Downey Jr. – Oppenheimer
Robert Downey Jr. é um dos favoritos na categoria pela sua atuação em Oppenheimer. O ator estreou sua carreira em 1970 aos 5 anos no filme “Pound”, dirigido pelo seu pai, Robert Downey Sr.
Em 1992, Downey interpretou Charlie Chaplin no filme Chaplin, ao qual lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator. No entanto, o ator começou a chamar mais atenção da indústria quando assumiu o papel de Tony Stark (Homem de Ferro), nos filmes da Marvel.
Portanto, Robert já foi indicado três vezes ao Oscar, mas nunca levou a estatueta para casa e agora ele tem grandes chances de ganhar a categoria. Afinal, ele levou o Globo de Ouro, BAFTA, Critic Choice Awards e SAG Awards com sua atuação em Oppenheimer.
Ryan Gosling – Barbie
Apesar de Margot Robbie e Greta Gerwig ficarem de fora das indicações, a atuação de Ryan Gosling como Ken no filme Barbie lhe rendeu duas indicações, uma de Melhor Ator Coadjuvante e a outra em Melhor Canção Original com “I’m Just Ken”.
Ryan é ator, músico, produtor e diretor, ele começou sua carreira como ator mirim no programa da Disney Channel, intitulado Clube do Mickey. Porém, Gosling passou a receber o devido reconhecimento do público no filme Diário de Uma Paixão (2004). Em 2006, ele recebeu sua primeira indicação com sua atuação no filme Half Nelson. Além disso, o ator fez um brilhante papel no filme La La Land ao lado de Emma Stone.
Leia também: Pobres Criaturas – curiosidades sobre o excêntrico filme
Mark Ruffalo – Pobres Criaturas
Outro forte nome para a categoria é Mark Ruffalo com sua atuação no filme Pobres Criaturas, que vem ganhando muito espaço nas premiações. O ator ficou mundialmente conhecido com o seu papel de Hulk no Universo Marvel, mas Ruffalo possui outros filmes de grande sucesso em sua filmografia.
Além de ser o Incrível Hulk, Mark Ruffalo já atuou ao lado de Jennifer Garner na comédia romântica “De Repente 30” (2004). Além disso, o ator foi indicado ao Oscar em 2011 na mesma categoria com o filme Minhas Mães e Meu Pai, em 2015 com Foxcatcher e em 2016 com o filme Spotlight.
Robert de Niro – Assassino da Lua das Flores
Robert de Niro recebeu a indicação pela sua atuação no filme Assassino da Lua das Flores, ao qual atuou ao lado de Leonardo Dicaprio. O ator é conhecido pelas suas parceiras com Martin Scorsese e já recebeu dois Oscars, além disso, em 2016 Robert de Niro recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do ex-presidente Barack Obama
Portanto, em 1975, de Niro recebeu seu primeiro Oscar com o filme O Poderoso Chefão II, na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Seu segundo Oscar veio em 1981 com o filme Raging Bull na categoria Melhor Ator. Robert de Niro é um dos atores mais renomados e aclamados de Hollywood e uma forte aposta para levar o Oscar em 2024.
Sterling K. Brown – American Fiction
Para finalizar a lista de indicados temos o ator Sterling K. Brown com sua bela atuação no filme American Fiction, ao qual também está sendo a sua primeira indicação ao Oscar.
Natural de St. Louis (Missouri), Sterling atuou em grandes programas de TV, como Supernatural, American Crime Story e This Is Us. A sua atuação na série This Is Us lhe rendeu vários prêmios, como o Globo de Ouro e Emmy. O ator também deu vida a N’Jobu no filme Pantera Negra da Marvel.