A 96ª premiação do Oscar está chegando e as apostas para as vencedoras da categoria Melhor Atriz Coadjuvante são muito boas. Neste ano, a maioria das concorrentes são estreantes na premiação, recebendo a primeira indicação da carreira. Sendo assim, que tal conhecer um pouco sobre a trajetória das atrizes indicadas?

A categoria premia a melhor performance feminina em um papel secundário nas produções cinematográficas. A última vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante, no Oscar de 2023, foi Jamie Lee Curtis. A atriz recebeu a estatueta pela primeira vez na carreira, pelo papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Emily Blunt (Oppenheimer)

Emily Blunt em Oppenheimer (Melhor Atriz Coadjuvante Oscar)
Reprodução: Oppenheimer

Emily Blunt está indicada pela sua atuação como Kitty Oppenheimer, esposa de Robert Oppenheimer. A atriz britânica começou a atuar nos palcos de teatro, mas ficou conhecida mundialmente dando vida a  Emily, assistente da personagem de Meryl Streep, em “O Diabo Veste Prada”. 

Depois ela fez outros filmes de Hollywood, como “A Jovem Rainha Vitória” e “No Limite do Amanhã”. Além disso, ela deu vida a Mary Poppins em “O Retorno de Mary Poppins”, da Disney. No entanto, seu maior sucesso, de público e crítica, foi no filme “Um Lugar Silencioso”. O longa foi dirigido e roteirizado por seu marido, John Krasinski, que também atuou como marido de sua personagem na trama.

Esta é a primeira indicação da atriz ao Oscar.

Danielle Brooks (A Cor Púrpura)

Danielle Brooks em A Cor Púrpura (Melhor Atriz Coadjuvante Oscar)
Reprodução: A Cor Púrpura

Danielle Brooks, que interpreta Sofia em “A Cor Púrpura”, também começou a carreira no teatro. A atriz é graduada em Artes Cênicas, na Juilliard School, em Nova Iorque. Esta é a primeira indicação dela ao Oscar.

A atriz já fez outros trabalhos no cinema, como “O Encontro”, e também em séries. Porém, atraiu a atenção do público ao ganhar destaque em “Orange Is the New Black”, série de sucesso da Netflix, como Tasha ‘Taystee’ Jefferson. 

America Ferrera (Barbie)

America Ferrera em Barbie (Melhor Atriz Coadjuvante Oscar)
Reprodução: Barbie

Outra atriz que está tendo sua primeira indicação ao Oscar! America Ferrera ficou conhecida pelo público logo em um dos seus primeiros trabalhos para as telas, com o filme “Quatro Amigas e um Jeans Viajante”. 

No entanto, o sucesso veio mesmo ao protagonizar a série “Ugly Betty”. A atuação como a personagem Betty Suárez lhe rendeu vários prêmios, entre eles, o Emmy e o Globo de Ouro. Em 2017, a atriz estreou como diretora em episódio da série “Superstore”, que também era estrelada por ela.

No filme Barbie, Ferrera ganhou destaque pela atuação e pela cena que faz um discurso sobre o papel das mulheres na sociedade.

Jodie Foster (Nyad)

Jodie Foster em Nyad (Melhor Atriz Coadjuvante Oscar)
Reprodução: Nyad

Jodie Foster começou a carreira ainda muito pequena, fazendo comerciais para televisão. Mas ela ganhou destaque em Hollywood ao dar vida a Iris em “Taxi Driver”, filme que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

A atriz e diretora já estrelou outros filmes, como  “Acusados”, “O Silêncio dos Inocentes”, “Maverick”, entre outros. Além de longas-metragens, ela já dirigiu algumas séries, como dois episódios de “Orange is the New Black” e um de “Black Mirror”. 

Contando a indicação pela sua atuação em “Nyad”, esta é a quinta indicação de Foster à premiação. Ela venceu na categoria de melhor atriz por “Acusados” e por “O Silêncio dos Inocentes”. Apesar de não ter feito nenhuma aula de atuação na vida, ela ganhou duas estatuetas antes de completar 30 anos. 

Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)

Da'Vine Joy Randolph em Os Rejeitados (Melhor Atriz Coadjuvante Oscar)
Reprodução: Os Rejeitados

Da’Vine Joy Randolph começou sua carreira artística ao conseguir o papel de Oda Mae Brown na peça “Ghost: The Musical”, da Broadway. Ela recebeu uma indicação ao Tony Awards por sua atuação nos palcos. 

A atriz estreou no cinema com o drama “Mother of George”, exibido no Festival de Sundance. Depois, atuou em outros filmes e algumas séries de televisão, como “This Is Us” e “Empire”. Recentemente, ela surgiu na pele da detetive Donna Williams na série “Only Murders In The Building”. No entanto, sua atuação como Mary Lamb em “Os Rejeitados” é responsável pela sua primeira indicação ao Oscar.