Nas últimas semanas, o seriado da Netflix “Dahmer: Um Canibal Americano” tomou conta da internet, sendo uma das produções mais assistidas do streaming. No entanto, você sabia que além da série de sucesso existe um livro sobre Jeffrey Dahmer? 

Meu amigo Dahmer é uma graphic novel autobiográfica do quadrinista Derf Backderf, e conta a história de sua amizade com Jeffrey Dahmer durante o ensino médio, antes dele se tornar um dos serial killers mais conhecidos da história. A trama foi nomeada pela revista Time como um dos cinco melhores livros de não ficção em 2012.

Assim, com o sucesso do seriado, esse e outros livros “true crime” voltaram a dominar o interesse do público. Pensando nisso, separamos 5 indicações de livros do gênero, que abordam a história de grandes serial killers.

BTK Profile: Máscara da Maldade

O livro traz a história de Dennis Rader, um vizinho amigável e presidente da congregação de uma igreja local. Dennis, no entanto, foi responsável pela morte de dez pessoas em Kansas, nos Estados Unidos. Ele enviava cartas para polícia e jornais locais detalhando seus crimes e portanto foi detido em 2005.

“Ao longo de três décadas, um monstro aterrorizou os moradores de Wichita, Kansas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia. A nação ficou chocada quando os crimes de BTK ― a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa ― foram enfim associados a Dennis Rader”

Livros Serial Killers
Imagem: Divulgação

Arquivos: Serial Killers: Made In Brazil

Em “Arquivos: Serial Killers: Made In Brazil” a autora  Ilana Casoy reúne sete casos de assassinatos em série no Brasil. Ela passou cinco anos pesquisando o comportamento desses criminosos, visitando manicômios e penitenciárias e fazendo entrevistas com os próprios.

“Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi”

Livros Serial Killers
Imagem: Divulgação

Manson : A Biografia

Lider da seita conhecida como “Família Manson”, o famoso Charles Manson foi condenado por assassinato em primeiro grau e conspiração para cometer assassinato pela morte de sete pessoas.

“A diabólica imagem de Charles Manson está gravada no inconsciente popular e é reconhecidamente assustadora. Após quatro décadas dos seus terríveis atos, os assassinatos orquestrados por ele continuam a exercer um mórbido fascínio. Dezenas de livros já foram escritos sobre Manson nesses mais de quarenta anos, e agora uma meticulosa pesquisa desenvolvida pelo biógrafo Jeff Guinn surge como o guia definitivo do homem que entrou para a história como sinônimo do mal. Ler o livro é como vivenciar aquela época.”

Livros Serial Killers
Imagem: Divulgação

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado

Ted Bundy foi um serial killer americano, responsável por estuprar, sequestrar e matar diversas mulheres jovens por volta dos anos 70. Ele confessou ter matado 36 mulheres, no entanto, as autoridades suspeitam que o número é bem maior. Assim, seus crimes foram abordados em documentários, filmes, séries e livro.

“Em Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, mergulhamos nas memórias de Rule através de um viés inusitado e assustador. Após mudar de emprego e começar a cobrir casos criminais, Rule se viu diante de um mistério envolvendo mortes consecutivas de mulheres, até que, anos depois, quando estava escrevendo um livro sobre essas mesmas vítimas, a verdade veio à tona. Rule levou anos para aceitar e assimilar o fato de que o homem que havia causado tanto horror era o mesmo com quem havia passado sozinha os turnos da noite no trabalho. Em 2003, em uma entrevista ao Houston Chronicle, ela afirmou: “Por muito tempo eu nutri esperanças de que ele fosse inocente, de que, de alguma forma, isso tudo não passasse de um erro terrível”. Sua experiência alterou drasticamente seu projeto: ela não mais estava escrevendo sobre um assassino misterioso, e sim sobre alguém que havia conhecido pessoalmente. Equilibrando sua vivência pessoal cheia de descrenças, temores e conflitos e seu papel como repórter investigativa, Rule explora a dualidade de Bundy com uma intimidade ímpar. De um lado, um homem charmoso e carismático que dividia planos sobre reconquistar uma antiga namorada; de outro, um psicopata que nutria um ódio fervoroso por mulheres e vivia uma vida de mentira.”

Livros Serial Killers
Imagem: Divulgação

Meu Amigo Dahmer

Por fim, Meu Amigo Dahmer conta a história do serial killer que tem chocado o público da Netflix: Jeffrey Dahmer.

“MEU AMIGO DAHMER traz o perfil do psicopata Jeff Dahmer quando este ainda era um aluno do ensino médio. O autor do livro foi seu colega de turma nos anos 1970, e conviveu com o futuro “canibal de Milwaukee” com uma intimidade que Dahmer talvez só viesse a compartilhar novamente com suas vítimas. Juntos, Derf e Dahmer estudaram para provas, mataram aula, jogaram basquete. Os dois tomaram rumos diferentes, e Derf só voltaria a saber do amigo pelo noticiário, anos depois. Em 1991, os crimes de Jeffrey Dahmer vieram à tona: necrofilia, canibalismo e uma lista de pelo menos 17 mortos, entre homens adultos e garotos. O primeiro assassinato teria acontecido meses após a formatura no colégio. Além de remexer nos seus velhos cadernos e álbuns de fotografia, Derf consultou seus amigos de adolescência, antigos professores, os arquivos do FBI e a cobertura da mídia após a descoberta de seus crimes antes de roteirizar”

Livros Serial Killer
Imagem: Divulgação