“Congelada, cheguei à conclusão de que não ligaria se meu primeiro beijo fosse com ela e isso me assustou. Era um sentimento errado, não era? Eu não frequentava a igreja, mas minha mãe vivia dizendo que Deus fez o homem e a mulher para ficarem juntos.” – Meu Gato me Odeia
Publicado em janeiro de 2022 pela autora Julia Rietjens, o livro Meu Gato me Odeia é um romance LGBTQIAP+ juvenil, que aborda temas como o primeiro amor, preconceito, depressão e família.
O romance conta a história de Sâmia, uma adolescente de 15 anos que vive com uma família religiosa e está em processo de descoberta de si mesma e do mundo. Assim, quando a garota compreende sua sexualidade, ela precisa lidar com as dificuldades de ser lésbica em uma casa conservadora. Logo, Sâmia encontrará apoio em quem menos esperava, seu gato Tirano.
Ao longo de 276 páginas, autora e publicitária Julia Rietjens irá tratar temáticas delicadas de um adolescente, o divórcio conturbado dos pais e o primeiro amor, que nesse caso vem acompanhado de rejeição, medo, incerteza e preconceito. Julia também é a escritora de Se Eu Fosse Um Clichê, obra na qual ela narra as dificuldades do relacionamento de Elena e Alicia. Assim, ela afirma que escreve para mudar o mundo, através de histórias cheias de representatividade e com o objetivo de fazer todos os leitores se sentirem inclusos.
Confira a sinopse de Meu Gato me odeia:
“Sâmia ganhou um gato, mesmo querendo um cachorro. Ela não teve muita escolha, afinal, sua mãe leu na Marie Claire que os animais ajudam os jovens a superar a depressão – e sua mãe pode ser bem cabeça dura quando se trata desse tema. Bem, agora ela tem um gato que a odeia, e a recíproca é verdadeira. Contudo, é justamente por causa desse gato que ela descobre uma nova paixão.
Ter uma mãe religiosa, um pai ausente e um gato tirano não era bem o plano de como Sâmia queria curtir os seus 15 anos. Pelo menos, ela tem o Guga, seu melhor amigo, para acompanhá-la durante todas as mudanças da vida. O problema é que nem mesmo ele poderá ajudá-la em relação às descobertas da sexualidade, e aos seus sentimentos nutridos por uma nova amiga.
(In)Felizmente, ela tem um gato (que a odeia) para acompanhá-la nessa jornada de autoconhecimento.”
Sendo assim, Meu gato de Odeia está disponível para venda no formato físico ou digital.