A doutora em literatura Mila Mello transporta o leitor para a Era de Ouro da elite do café de São Paulo. “1878: A história de Clarice” traz os principais aspectos da vida das mulheres em um momento em que os padrões começam a serem rompidos. Clarice, uma jovem que tenta fugir das regras sociais precisa lidar com o autoritarismo do pai: Luiz Altamir, um rico investidor e comerciante de café.
A jovem vivia uma vida tranquila, no entanto, quando sua irmã mais velha Amélia foge com o namorado, seu destino muda. O pai decide que Clarice deve se casar com Nuno, um jovem libertino de família tradicional e renomada. Clarice não quer se casar, principalmente com um estranho. Mas como agir em uma sociedade em que as mulheres devem aceitar a decisão do pai sem questionar?
Nuno é o filho do Marquês de Valença e também não quer se casar. Porém, não se vê em condições de abrir mão de um acordo tão rentável, já que sua família está cheia de dívidas. Mas a partir do primeiro encontro, algo nasce entre eles. Será que um casamento arranjado pode se tornar uma união verdadeira?
No melhor estilo dos clássicos românticos, Mila Mello nos traz uma narrativa onde os protagonistas descobrem que pode existir muito mais do que pensam em um casamento de conveniência. Além disso, aborda as características de uma sociedade em construção que tenta derrubar preconceitos.
Sobre a autora
Mila Mello é doutora em Estudos Literários pela Unesp / Universidade de Coimbra. A vocação como escritora surgiu desde cedo, uma vez que amava ler, tanto em casa, quanto na escola. Ela descobriu a escrita mais tarde, com os diários. Tendo dedicado toda sua formação à área da literatura, Mila venceu o prêmio de Melhor Livro de Época e de Autor Revelação em 2023 pela Revista World Book Review.
Leia também: Premonição é ponto de partida do livro “No Limiar do Despertar”
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.