De encontros inesperados a homenagens, a conexão entre o cantor brasileiro e o ator americano atravessa décadas

A arte está presente em muitos momentos do dia a dia — nas ruas, nos discos, nas telas. Como escreveu Leon Tolstoi, ela é um dos meios que unem os homens. E foi justamente por meio dela que nasceu uma amizade inesperada, marcada por afeto e admiração.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, o cantor e compositor Milton Nascimento construiu laços ao redor do mundo, entre eles, uma amizade com River Phoenix. O ator americano faleceu precocemente aos 23 anos, deixando uma lacuna no cinema e no coração de uma geração. Além disso, ele é irmão do ator Joaquin Phoenix.

River Phoenix protagonizou alguns filmes de sucesso, entre eles “Garotos de Programa” e “Conta Comigo”. Mas foi sua atuação em “A Costa do Mosquito” que chamou a atenção de Milton Nascimento.

MILTON, RIVER E A CANÇÃO

Por volta de 1988, Milton havia acabado de encerrar uma turnê internacional que durou quatro meses. Antes de retornar ao Brasil, decidiu passar alguns dias em um hotel de Nova York. Ligou a televisão e se deparou com River no papel de Charlie Fox. “Fiquei prestando atenção nos créditos e, para minha surpresa, o ator que eu mais tinha gostado era justamente River Phoenix”, relembra o cantor.

Logo depois, começou a exibição de “Conta Comigo”. A maneira como River mergulhava em seus personagens tocou profundamente Milton. Inspirado, ele decidiu escrever uma carta que também se tornou uma música em homenagem ao ator. Nascia, assim, a canção “River Phoenix” (Carta a um Jovem Ator)

No mesmo ano, o cantor decidiu gravar a música no álbum “Miltons”. Para isso, entrou em contato com a mãe do ator em busca de autorização. No entanto, inicialmente ela recusou o pedido, por não conhecer o brasileiro.

Foi então que Rain Phoenix, irmã de River, interveio: impressionada com o gesto de Milton, contou à mãe que o irmão já admirava muito suas músicas. Dessa forma, ela reconsiderou e autorizou a gravação após saber que o filho era fã do cantor.

Música em homenagem ao ator

QUANDO A CANÇÃO ENCONTRA O ROSTO

Durante uma turnê pelos Estados Unidos, Milton Nascimento incluiu em seu repertório a canção “River Phoenix” (Carta a um Jovem Ator). Na plateia, assistindo atentamente, estava o próprio homenageado. River Phoenix compareceu ao show para ver Milton se apresentar ao vivo. Assim, o momento marca o primeiro encontro entre os dois artistas.

Na biografia publicada no livro Travessia, Milton Nascimento descreve o sentimento que teve ao ver o ator: “Os olhos de River eram como catalisadores de um sentimento original. Qualquer coisa arrebatadora à qual ninguém havia dado nome ainda”, relembra.

Os dois artistas se encontraram outras vezes. Em 1992, durante a passagem de River pelo Rio de Janeiro para acompanhar a ECO92, evento de conferência da ONU sobre o meio ambiente, Milton convidou o ator para conhecer Três Pontas, cidade em que cresceu, no sul de Minas Gerais. Naquela época, River ganhava cada vez mais reconhecimento e despontava como uma das grandes promessas do cinema americano.

No entanto, apesar da juventude e do sucesso crescente, a trajetória de River Phoenix foi interrompida de forma trágica. Em 31 de outubro de 1993, o ator faleceu aos 23 anos, após uma overdose em frente à boate Viper Room, em Los Angeles, local que, na época, pertencia a Johnny Depp.

A notícia, abalou o mundo do entretenimento, e também tocou profundamente Milton Nascimento, que já havia criado uma conexão com o jovem artista.

MAIS UMA HOMENAGEM

Três anos após a morte de River Phoenix, Milton Nascimento voltou a homenagear o amigo com mais uma canção. Com isso, no álbum “Nascimento”, lançado em 1997, incluiu OI’ Man River, clássico composto por Oscar Hammerstein e Jerome Kern, como uma lembrança do ator. A escolha remete a uma lembrança de River durante sua visita a Três Pontas (MG).

Em entrevista à Folha Online, Milton recorda: “Estávamos todos na varanda de casa, conversando com as luzes apagadas, e eu lembrei de uma revista que chamava River de ‘Young Man River’. Todos que estavam ali gostavam da música e começamos a cantar.” Anos depois, ao reencontrar um amigo em comum, Milton foi incentivado a incluir a canção no álbum.

UMA AMIZADE QUE PERMANECE

Em 2022, durante sua turnê de despedida, Milton Nascimento incluiu em seus paineis de fotos momentos marcantes ao lado de amigos. Entre as imagens, estava uma lembrança de River Phoenix, reafirmando que, mesmo após tantos anos, a amizade entre os dois continua presente não só naquele espaço, mas também na memória do cantor.

Foi assim que, entre acordes e cenas, a arte construiu a ponte que ligou Milton a River. Dois mundos, duas culturas e dois artistas que talvez nunca tivessem se encontrado não fosse o poder do cinema e da música.

Redatora em experiência sob supervisão de Levi Gois Pires

,