A jornalista Miriam Leitão é a vencedora do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato 2024. A honraria concedida pela União Brasileira de Escritores (UBE), para escritores que tenham se destacado pela sua produção intelectual no ano anterior. Miriam Leitão foi escolhida pela publicação de “Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades”. O livro jornalístico narra a situação ambiental atual da Amazônia e está disponível para compra no site da Amazon.

Miriam Leitão nasceu na cidade de Caratinga, em Minas Gerais. Ela é uma das mais renomadas jornalistas não apenas da televisão, mas também do rádio e do jornal impresso. A jornalista é uma das principais comentaristas da área econômica, tanto na televisão quanto no rádio.

Além disso, ela também se destaca pela sua vasta produção literária. Ganhou o Jabuti de Livro do Ano, na categoria Não Ficção, por “Saga Brasileira”(2011). Além disso, é autora de “História do Futuro” (2015), A Verdade é Teimosa (2017), Refúgio no Sábado (2018), A Democracia na Armadilha (2021). Amazônia na Encruzilhada (2023) é o seu livro mais recente.

O prêmio será entregue por Conceição Evaristo, a homenageada do ano passado. A cerimônia deverá acontecer durante o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro. Criado em 1962, o Troféu Juca Pato é um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira. Entre os vencedores do troféu estão Jorge Amado, Cora Coralina, assim como Sérgio Buarque de Holanda, Fernando Henrique Cardoso, entre outros grandes nomes.