Depois de muita espera a temporada final de Mob Psycho 100 estreou em outubro, sendo essa a última temporada do anime.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem: Bones

Com duas incríveis temporadas, Mob Psycho 100 já havia se provado como um série imperdível para qualquer fãs de animes. Retornando ao básico após o final extremamente espetacular e caótico, na batalha contra o exército de médiuns, a terceira temporada já se inicia num clima de adeus. A última temporada não apenas se solidificou como um dos melhores shonen da atualidade, como entregou um final espetacular para uma série.

Para aqueles que não conhecem Mob Psycho 100, a história acompanha Shigeo Kageyama, ou apenas Mob, um jovem paranormal com uma poderosa habilidade de telecinese. A fim de evitar uma catástrofe Mob suprime seus sentimentos, para assim manter o controle de seus poderes. Mas Reigen Arataka, um vidente vigarista, vê estes poderes como algo útil para sua empresa e contrata o garoto para ser seu assistente. E assim, acompanhamos a incrível aventura dessa dupla, numa cidade repleta de espíritos.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem: Bones

A temporada final de Mob Psycho 100 está focada mais no amadurecimento de Shigeo, em como ele irá encarar o futuro e o que ele esta pensando em fazer após o final da escola. O primeiro episódio começa com essa questão, Mob recebe o teste vocacional da escola e não sabe o que deseja fazer. E ao questionar seus amigos, vê que todos eles já estão decididos o que fazer e como seguir suas vidas e isso o deixa mal, pois esta receoso em fazer uma escolha ruim.

Ao decorrer do episódio ele se questiona por diversas vezes o que deve fazer e ao final, sua resposta é apenas algo normal. E esperando uma negativa do seu professor, ele apenas reponde que entende a resposta de Mob. Explicando que uma vida sem objetivos, é uma vida sofrível e que quando isso acontece, não tem como elaborar um futuro para viver. No final Mob, aceita que não precisa ter pressa para decidir o que quer fazer e que em algum momento a resposta surgirá.

Sobre a história

A temporada final começa após o final da batalha contra o exército Garra e surgimento da árvore sagrada no meio da cidade. E Mob está nos dias finais da escola e prestes a ir para o ensino médio, Serizawa agora trabalha junto de Reigen e Mob, sendo um dos assistentes. Nesse sentido podemos ver sua evolução como personagem, estando em convívio com nesse ambiente e com estas pessoas. Vemos também como Mob amadureceu ao decorrer da série, antes ele sempre procurava Reigen para descobrir as respostas para seus problemas, mas em alguns momentos desta temporada ele consegue resolver tais problemas sozinho. E claro, temos retornos de vários personagens que passaram pelo anime.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem: Bones

A série adapta os capítulos 92 ao 101 do mangá de Mob Psycho 100. sendo estes os capítulos do arco da Árvore sagrada. Este arco é o que encerra o mangá, além de explicar alguns pontos que ficaram em aberto nas temporadas anteriores. Com o surgimento da árvore sagrada no meio da cidade, surgiu a questão quem seria o criador da árvore e por consequência, o fundador do culto que surgiu em volta dela. Contudo, algumas outras coisas estranhas estão acontecendo com a Seasoning City desde o surgimento da árvore e cabe a Reigen e Mob, descobrir qual é causa.

Amadurecimento e aceitar a si mesmo

O anime de Mob Psycho 100 trata sobre a jornada de autoconhecimento de Shigeo, ele possuem uma escala de 0 à 100 dos seus sentimentos. Bem como, dependendo de cada pessoa com ele interage a escala muda o valor. E o interessante é ver como essas interações afetam ele como indivíduo e a sua percepção de realidade, mesmo Mob sendo alguém extremamente poderoso. Com isso fica a reflexão: “Qual o valor do poder? e como a percepção sobre ele pode ser variada“.

Ainda assim é um anime que engana a muitos, misturando momentos de ação com momentos de emoção e reflexão. Ou seja, ele sai de um arco repleto de lutas e vai para um cheio de questões emocionais. Mob Psycho é sobre como nossa percepção sobre nós mesmo, como nossa visão de mundo, sentimentos e dúvidas podem distorcer quem nós somos de verdade. Porque, mesmo o Mob que é alguém super poderoso sofre indiferença de outras pessoas e isso mina sua autoconfiança, o tornando alguém recluso.

Ele vive com a autoconsciência de ter um poder e saber que isso, não significa que ele pode fazer tudo. Sendo isso um ponto positivo do personagem e por acabar impactando outras pessoas. O anime não se trata de poder e sim como lidar com diversas questões cotidianas da vida. Mob é um personagem cheio de inseguranças, algumas delas sendo incapacitantes. E nesse sentido ele decide procurar ajuda num consultório paranormal e assim surge Reigen Arataka. Ali existiria alguém que poderia ajudá-lo ou o entenderia. Mob queria se entender, saber o porque de ser tratado mal ou porque ele não é aceito como é, então ele passa a trabalhar no consultório com Reigen.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem: Bones

Assim ele encontra alguém que pode ajudar com questões mais importantes do que ser um pararnormal, questões da vida. Mob não está lá por questões financeiras ou questões sobre poder e sim para se entender, para entender mais sobre as questões do mundo. Reigen até comenta com Mob para ele virar uma boa pessoa, porque o verdadeiro poder é a gentileza. E isso deixa Mob paralisado, pois para ele isso fazia sentido. Ele se sentia mal quando machucava as pessoas e assim vivia reprimindo seu poder. Ouvindo isso era a validação de tudo aquilo que ele acreditava e a causa disso, era o sentimento de identificação com seu mestre.

Sendo essa uma história de descobrimento tanto de si mesmo, quanto de mundo cada acontecimento faz Mob se questionar e perceber as coisas que ele gosta. Ele é um garoto cheio de dúvidas, não sabendo lidar com as questões de “sobre o que ele quer fazer?” ou “sobre o que ele é de verdade?“. Não sabendo muito bem como lidar com suas emoções e por consequência, não sabendo lidar com as emoções dos outros. E por muitas vezes vemos ele não sabendo responderNão” ou “Sim“, para questões simples. Contudo, ele é alguém compreensivo e de grande compaixão, mas não consegue transmitir isso de maneira assertiva e assim acaba por se prejudicar. E no desenrolar da história Mob vai se descobrindo, então percebe que ele quer ser popular, ser reconhecido, ser amado por todos e pela garota que ele gosta.

Até que certo momento da história Mob percebe que através do seu convívio com os outros, ele foi capaz de mudar. Percebendo que sim, ele é impactado pelos outros e que ele tem a capacidade de mudar os outros. Passando assim a dar mais valor a suas vontades, tornando assim mais responsável e emocionalmente estável. Mob percebe que para mudar a sua realidade, primeiramente ele deveria mudar a si mesmo. Percebendo que o mundo não mudaria tão fácil, então ao menos ele deveria mudar sua percepção de mundo e com isso absorver todas as experiências que conseguir viver. A partir do momento em que Mob muda seu comportamento, as coisas a sua volta começam a fazer mais sentido.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem: Bones

Ao final percebemos o amadurecimento de Mob e como ele se aceitou, acreditando que agora é o protagonista de sua história. Mob nos ensina que um grande poder ou uma grande qualidade não nos torna especial. E para que possamos viver com felicidade e liberdade, é necessário conhecer e aceitar quem nós somos.

Vale a pena?

Sinceramente Mob Psycho 100 são um anime e mangá incríveis, chego a dizer que é melhor que One Punch-Man, que é do mesmo autor. acompanhar toda a jornada deste jovem e o descobrimento de seus desejos e vontades para futuro é contagiante. A história é uma lição de vida, de auto descobrimento, amizade, amor e decepções. E além disso, é sobre como devemos nos aceitar independente de quem somos.

Mob Psycho 100 III | Análise: O final fantástico da história
Imagem divulgada por O N E, autor de Mob Psycho 100

Todas as as três temporadas estão disponíveis na Crunchyroll e cada uma contém entre 12 e 13 episódios. Com certeza é uma série que fará falta e os personagens são muito marcantes. Claro, entendo quem diz que não gostou do final, mas Mob Psycho 100 nunca foi sobre poder e sim, uma jornada de crescimento e amadurecimento como indivíduo, e seu entendimento de mundo e da sua realidade.

Abaixo a mensagem do autor, sobre o fim da série:

Obrigado pelo seu fim, Mob Psycho 100. Esse foi um anime incrível que eu desejaria poder mostrar para mim mais jovem, porque tudo de suas animações foi expressado de forma tão bela. Obrigado todos envolvidos na produção. Muito obrigado

Por fim quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.