Primeiramente, na terra dos animais, ele é conhecido como filhote de pelado; entre os humanos, é chamado de menino-lobo. Mogli, o aprendiz das leis da selva, da mata e das águas, domina os idiomas da natureza de forma extraordinária. A princípio, ele se comunica com as abelhas, conversa com a corrente dos rios e debate com a força imponente das pedras. No entanto, a pergunta persiste: onde é o seu verdadeiro lugar? Na selva ou na civilização humana?

Antes de mais nada, a história do menino Mogli foi publicada pela primeira vez nos contos de Rudyard Kipling, intitulados “O Livro da Selva”. A primeira edição desses contos foi lançada em 1894 e 1895. Além disso, graças às clássicas adaptações cinematográficas, as narrativas de Mogli continuam vivas no imaginário coletivo de várias gerações.

Nova edição de Mogli

De antemão, a nova edição de Mogli, da Editora Antofágica é em capa dura e conta com mais de cinquenta pinturas a óleo de Julia Debasse, artista indicada ao Prêmio PIPA 2022, e tradução do escritor de Jim Anotsu.

Imagem do livro “Mogli” | Amazon

Além de apresentação das gêmeas Duda e Helena, as Pretinhas Leitoras, a edição traz ainda um posfácio da professora de literatura comparada na UFMG, Maria Esther Maciel, sobre as fronteiras borradas entre os mundos animal e humano nos contos de Mogli. Aza Njeri, professora e doutora em literaturas africanas e professora da PUC-Rio, discute as relações entre a obra de Kipling e o imperialismo britânico, e Pedro Mandagará, doutor em Letras pela PUC-RS, aprofunda as alegorias e jogos usados na composição da obra.

Imagem do livro “Mogli” | Amazon

A artista visual Julia Debasse

Antecipadamente, Julia Debasse é uma artista visual e compositora do Rio de Janeiro, participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior.Primordialmente, Julia concentra seu trabalho na pintura, pirografia e desenho, integrando elementos da realidade, personagens, episódios históricos e ficção em sua narrativa. Sua arte transita sobretudo, entre a alta cultura e a cultura popular, entre a mitologia e o jornalismo.

Nesse sentido, em 2007, Julia foi selecionada como uma das 30 artistas jovens para participar de palestras, cursos e workshops ministrados por artistas e críticos latino-americanos renomados, como Humberto Veléz, Vik Muniz, Cildo Meirelles e outros.

Imagem: Instagram Julia Debasse

Lançamento do livro

O livro encontra-se em pré-venda e será disponibilizado nas grandes livrarias a partir do dia 8 de agosto.