Com pesar que anunciamos que Alfredo Castelli, o criador de Martin Mystère e importante nome dos fumetti (quadrinhos italianos), faleceu hoje aos 76 anos.
Alfredo Castelli, uma das grandes personalidades dos fumetti, morreu aos 76 anos na manhã desta quarta-feira (07). Até o momento desta notícia, ainda não aconteceu a revelação da causa da sua morte.
Natural de Milão, onde nasceu a 26 de Junho de 1947, mais conhecido por ser o criador de Martin Mystère, o Detetive do Impossível, Castelli iniciou sua carreira nos quadrinhos quando tinha 16 anos, com a tira Scheletrino, no quadrinho italiano Diabolik. E depois disso trabalhou em diferentes revistas e iniciativas italianas.
Colaborando por quase 50 anos na Sergio Bonelli Editore, conhecida por seus títulos como Tex, Zagor, Ken Parker, Julia, Dampyr, Nathan Never, Dylan Dog, Jonathan Steelle, Gea, entre muitos outros. Nessa mesma editora criou se personagem mais famoso e conhecido, além disso, colaborou em histórias de Zagor e Mister No. Bem como, escreveu duas edições de Un uomo un’avventura.
Além disso, Alfredo Castelli, renomado jornalista, dedicou-se à publicação de diversos ensaios sobre a história dos quadrinhos e da literatura popular, com foco especial nos primórdios das HQs. Em reconhecimento a sua vasta contribuição, foi agraciado com diversos prêmios ao longo de sua carreira. Destacando-se o título de “Mestre dos Quadrinhos“, conferido em 2015 durante o evento em Lucca.
No site da Sergio Bonelli Editore, tem uma mensagem despedida ao homem que tantos fez sonhar:
“O legado artístico e intelectual de Alfredo Castelli é enorme e, portanto, naturalmente muito pesado. Se aqueles que tiveram a sorte de estar perto dele se lembram do seu entusiasmo narrativo e do seu perene bom humor, os muitos leitores que o conheceram apenas através das páginas impressas ficam com muitas histórias em quadrinhos e inúmeros ensaios e artigos. E estes permanecerão conosco para sempre.”