Morreu, nesta sexta-feira (30/7), o dublador Mário Monjardim, aos 86 anos. Mário ficou famoso por dar voz a personagens icônicos como o Pernalonga, em Looney Tunes, e Salsicha, em Scooby-Doo. Ele era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim e primo do diretor de novelas Jayme Monjardim.
Mário morreu dias após Orlando Drummond, de quem era muito amigo. O ator, que morreu aos 101 anos na última terça-feira, chegou a ser padrinho de casamento do filho do dublador. Mário deixou sua esposa, Branca Monjardim, e seus cinco filhos: Marcus, André, Júlio, Leyla e Mario.
Carreira de sucesso
Mário Monjardin começou sua carreira em 1954 na Rádio Vitória, aprovado pelo diretor José Américo. Em 1958, foi para o Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Nacional a convite de José Américo, que havia se transferido para lá, e ficou até 1965 na empresa.
Ao entrar na televisão no começo da Rede Globo pelas mãos do diretor Graça Melo, Mário se tornou um dos pioneiros da empresa, participando de séries como a primeira versão de Carga Pesada, programas humorísticos Chico Anysio Show e Os Trapalhões, na década de 1980.
Mário iniciou sua carreira na dublagem em 1958, na empresa Herbert Richers, quando havia acabado de chegar ao Rio de Janeiro. Nos anos de 1960 trabalhou na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cine Som, e Dublasom Guanabara.
Nos anos de 1970, além da Herbert Richers, Televox, e Tecnisom, o dublador também começou a atuar na Peri Filmes e Croma, chegando ao século XXI em plena atividade, pois além da Herbert Richers, e Delart, também atuou na Wan Macher e Cinevídeo. Nos últimos anos, trabalhou na Delart, com alguns trabalhos na Audiocorp, e na Áudio News, até se afastar da dublagem após sofrer um AVC.